Globo Esportes

A Série A do Brasileiro estreia no dia 9 de agosto com uma maratona de jogos logo no primeiro mês de disputa. E, numa temporada em que o nível de desgaste será crucial, a extensão territorial do país, com seus mais de oito mil km², deixa evidente uma oposição de cenários: os clubes do nordeste, por exemplo, viajarão mais que o dobro da distância em relação aos times do sudeste.

Este é o caso, principalmente, de Ceará, Fortaleza e Sport. Com sedes localizadas no extremo Nordeste do país, os três largam na frente no ranking de quilômetros percorridos (em linha reta) para disputar partidas como visitantes na Série A.

Aqui, são consideradas apenas as cidades sede de cada clube. Há ainda a possibilidade de mudanças ao longo da competição – devido à pandemia da Covid-19, as equipes acordaram, junto à Confederação Brasileira de Futebol, de mandar partidas fora de suas cidades caso as condições sanitárias do local não permitam.

Considerando que as sedes se mantenham, nesta temporada, Ceará e Fortaleza têm uma viagem a menos, porque se enfrentam duas vezes na mesma cidade. Mas ainda assim lideram a lista. De Fortaleza, no Ceará, são 81.431 km para visitar as outras 18 sedes. Enquanto saindo do Recife, em Pernambuco, são 72.456 km para o Sport visitar os 19 destinos.

O Bahia, outro nordestino dentre os 20 times da elite, ainda vive um cenário mais favorável. Pelo fato de o estado fazer fronteira com Minas Gerais e Goiás, a equipe tem uma quilometragem que se aproxima do registrado por clubes do Rio e São Paulo, centros com maior número de concorrentes na disputa. Com 40.770 km a percorrer, o Tricolor de Aço está em sexto na lista de maiores distâncias, atrás de Grêmio e Internacional.

A dificuldade imposta pela quilometragem percorrida pelas delegações existe porque viagens mais longas significam um maior tempo de deslocamento e espera em aeroportos. Esses são valores que costumam ser variáveis, até por questões como disponibilidade de voos sem escalas. Com isso, equipes veem reduzir o tempo disponível para treinos, recuperação física após os jogos e descanso dos atletas, sobretudo num calendário mais apertado.

O cálculo foi feito com base nas viagens, em linha reta, das cidades de origem das 20 equipes até o destino em que elas jogarão como visitantes. Como os times ainda vão definir suas logísticas ao longo do campeonato, é provável que essas distâncias sofram alteração.