Uol

A primeira rodada do Campeonato Brasileiro, prevista para o final de semana de 8 (sábado) e 9 (domingo) de agosto, dificilmente terá os dez jogos. A CBF vai aceitar que as federações que precisem, como a Paulista, encerrem seus Estaduais, adiando partidas da Série A de times que estiveram em ação.

Poderá ocorrer, por exemplo, de a rodada inaugural não ter até quatro partidas, dependendo da disposição do calendário dos Estaduais. Em São Paulo, que tem a finalíssima prevista para 8 de agosto, é provável que dois dos cinco times da Série A estejam na decisão, o que adiaria dois confrontos — um caso a final paulista seja entre Santos e Red Bull Bragantino, que se enfrentam na primeira rodada do Brasileirão. Há possibilidade de adiamento de jogos dos dois times cearenses também.

Não há preocupação quanto a isso porque haverá brecha no calendário para reposição, principalmente entre outubro e novembro em meio às datas reservadas para torneios da América do Sul. Walter Feldman, secretário-geral da CBF, confirmou em entrevista à TV Gazeta no domingo (19) que as finais dos Estaduais terão prioridade sobre o Brasileiro, apesar da “flexibilidade mínima” nas datas.

Encerrar os Estaduais-2020, paralisados desde março por causa da pandemia do coronavírus, foi uma promessa do presidente da CBF, Rogério Caboclo, aos presidentes de federações e aos clubes, que tiveram receitas de direito de transmissão congeladas e que só serão pagas se os torneios acabarem.