GE

O Conselho da Fifa decidiu, nesta segunda-feira, criar algumas exceções que livram os clubes da obrigação de ceder seus jogadores às seleções nacionais. A decisão vale apenas às equipes que tenham atletas convocados para equipes europeias e foi feita em acordo com a Uefa.

A decisão foi motivada pela pandemia do novo coronavírus, que impôs limitações de locomoção entre alguns países na Europa. Além disso, alguns locais preveem quarentena obrigatória após as viagens. De acordo com o comunicado da Fifa, a obrigação de liberar jogadores para as seleções não será aplicada nos seguintes casos:

Se há um período obrigatório de quarentena ou auto-isolamento de pelo menos cinco dias após a chegada na localização do clube que tem a obrigação de liberar o jogador para uma seleção ou o local onde uma partida de seleção está agendada para acontecer;
Se há uma restrição de viagem de ou para qualquer local envolvido na situação anterior; e
Nenhuma isenção específica das autoridades relevantes em relação às decisões acima foi concedida aos jogadores de uma seleção

As novas regras serão adotadas nas próximas datas Fifa, entre 31 de agosto e 8 de setembro para as seleções masculinas, e 14 e 22 de setembro para os times femininos.

A Liga das Nações de 2020/21 começará a ser disputada no início do próximo mês, com a presença de público apenas nos países onde a entrada de torcedores está liberada em eventos esportivos.

A Espanha, que enfrenta a Alemanha no dia 3, divulgou uma lista com várias novidades. Joachim Löw, por sua vez, afirmou que não convocará jogadores do Bayern de Munique e RB Leipzig, envolvidos na reta final da Liga dos Campeões.