Gauchozh

Muito já foi dito sobre este fatídico 2020. Mas muito mais se falará dele no futuro. Gerações e gerações olharão para trás e apontarão o ano em que o planeta viu-se metido em uma pandemia causada por um vírus que matou milhões e isolou bilhões de pessoas.

E, no calendário esportivo soterrado por avalanches de suspensões, raras competições terão sobrevivido — graças a rigorosos protocolos, que incluem testes recorrentes de todos os envolvidos nas partidas, sejam eles bons da bola ou craques da sanitização. Entre os torneios de futebol está o Gauchão, o único na qual participa a dupla Gre-Nal que terá seu desfecho dentro da temporada correspondente. Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores só serão finalizadas em 2021.

O Estadual sobreviveu ao coronavírus justamente no ano em que acontece a centésima edição. Criado em 1919, não foi disputado apenas em 1923 e 1924. As disputas foram canceladas, primeiro devido à Revolução entre Maragatos e Chimangos e, depois, em função da Revolta Tenentista.

Portanto, Grêmio e Caxias estufem o peito: começa a ser decidida nesta quarta-feira (26) a única faixa possível nesta temporada em termos de elite do futebol gaúcho. Às 21h30min, o Centenário será palco da partida de ida. Domingo (30), às 16h, o duelo derradeiro será na Arena. Como vivemos tempos de reclusão e de combate à aglomeração, não haverá público nas arquibancadas. Nem os bancos de reservas estarão plenos. Em vez de 11 atletas, apenas seis, todos de máscara e respeitando o distanciamento.

Na decisão do primeiro turno, em casa, ganhou por 1 a 0, garantindo seu passaporte para esta final. Ou seja: nem gol levou do time da Capital, que na época contava com Everton e Diego Souza. Aliás, o time de Renato só perdeu três vezes em 2020 — além das duas para o clube grená, foi derrotado pelo Aimoré por 2 a 1. Só neste Estadual, a equipe gremista venceu três Gre-Nais, o último deles valeu lugar na decisão.