Bahia Noticias

A partir deste sábado (19), começa a primeira fase da Série D do Campeonato Brasileiro. Os baianos Atlético de Alagoinhas, Bahia de Feira e Vitória da Conquista vão brigar para repetir os feitos da Juazeirense, em 2017, e do Jacuipense, no ano passado, que conquistaram o acesso à Série C. Subir de divisão é o primeiro grande objetivo dos clubes participantes, que devem buscar o título apenas depois que a vaga estiver assegurada.

Para este ano, a competição veio com um novo formato de disputa distribuído num calendário maior, começando no início de setembro e a finalíssima prevista para 7 de fevereiro, ao contrário do que acontecia nas edições anteriores. A fase preliminar definiu as quatro últimas vagas, que ficaram com Ji-Paraná, Baré-RR, Real Noroeste-ES e Brasiliense, vencedores dos confrontos. Outro grande detalhe é a Covid-19. A doença será mais um adversário das equipes, que poderão perder jogadores, já que o protocolo de saúde da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) exige que os exames sejam feitos sempre antes dos jogos e os infectados terão de cumprir um período de isolamento.

O primeiro time baiano a entrar em campo será o Tremendão, que saíra de Feira de Santana para encarar o Tupynambás, no Mario Helênio, em Juiz de Fora. O jogo está marcado para começar às 16h do sábado. No mesmo dia, mas um pouco mais tarde, às 20h30, será a vez do Carcará receber o Gama, no Antônio Carneiro. Enquanto o Bode abre os portões do Lomanto Júnior, para enfrentar o Coruripe no domingo (20), às 16h.