O Globo

Este tem sido o Brasileirão do anticlímax. Na edição que ficará marcada pela pandemia, pelos jogos sem torcida e pelos desfalques decorrentes da Covid-19, são até agora 36 empates em 113 partidas. Cerca de 32% dos jogos terminaram sem vencedores ou vencidos, o maior percentual da história dos pontos corridos. Esse índice, que representa quase um terço dos confrontos, nunca havia rompido a barreira dos 30%.

O torcedor do Botafogo sabe bem o que é essa mistura de sentimentos: a incerteza quanto ao que representa aquele ponto conquistado quando havia três em disputa, mas que é melhor do que nada. São oito empates em 11 jogos, ninguém o fez mais do que ele na Série A de 2020 e nem nas outras nove passadas, até a 12ª rodada.

— Em vários jogos, estivemos na frente e acabamos sofrendo o empate no final — afirmou Renê Weber, auxiliar técnico, depois da última igualdade: — Preocupante é quando não se cria nada. A gente tem criado, mas os resultados têm escapado.

Os números passam algumas mensagens. A primeira, a do equilíbrio. Não é apenas o Botafogo que empata demais. Grêmio e Palmeiras têm sete igualdades cada. Tantos pontos distribuídos uniformemente fazem com que a diferença entre o quarto colocado e o 17º seja de apenas oito pontos. Somente nesta rodada houve seis empates.

A segunda mensagem é um prognóstico. Com menos vitórias, a pontuação geral é menor. Se a competição seguir nessa pegada, a soma necessária para ir à Libertadores ou para escapar do rebaixamento deverá ser inferior à média histórica.

As colocações de Palmeiras e Botafogo, times que mais empatam neste Brasileiro, resumem bem como a quantidade de jogos terminados com o placar igual são pouco determinantes para dizer se uma equipe irá bem ou não na competição.

A história do Campeonato Brasileiro mostra que é mais comum times que empatam muito terminarem do meio da tabela para cima do que rebaixados. De 2011 para cá, apenas uma vez a equipe com mais empates caiu para a Série B — o Cruzeiro, em 2019, com 15 igualdades no placar. Com os mesmos 15 empates, o São Paulo terminou em quinto em 2018. O Corinthians, com 12 empates em 2014, ficou em quarto.

Palmeiras e Corinthians, em 2011 e 2013, respectivamente, somaram 17 empates e ficaram em 11º e 10º.