Globo Esportes

A comissão técnica da seleção brasileira iniciou um estudo em relação ao Campeonato Brasileiro feminino Série A1. Por meio do uso de coletes com aparelhos de GPS acoplados, as atletas terão analisados seus desempenhos e, com isso, será possível entender o quão intensa é a competição. Os dados serão decisivos até para comparar no futuro a disputa com o nível exigido na seleção brasileira, que enfrenta em Jogos Olímpicos, Copas do Mundo e amistosos equipes com um nível alto de preparação. A próxima partida sob foco será Corinthians x Santos, na quarta-feira, no Parque São Jorge depois de terem sido estudados Palmeiras x Inter, Grêmio x São José e Ferroviária x São Paulo.

– Nós estamos fazendo um trabalho de acompanhamento e monitoramento dos jogos do Campeonato Brasileiro. Através do sistema com GPS nós já fizemos os jogos Palmeiras x Inter, Grêmio x São José, Ferroviária x São Paulo e, na quarta, Corinthians e Santos. Depois do período de convocação em Portugal a gente retoma esse monitoramento em jogos do Brasileiro. Nossa ideia é verificar o quão intenso é o Campeonato Brasileiro, a gente ter esses números e determinar isso. Em um segundo momento, a gente poder comparar essas demandas com o que é feito nos jogos da seleção brasileira – afirmou Luciano Capelli, fisiologista da seleção brasileira feminina, ao blog Dona do Campinho.

A análise de desempenho já é feita na seleção brasileira. Na convocação de atletas que atuam no Brasil para treinos na Granja Comary, entre 14 e 22 de setembro, um acompanhamento também foi realizado. Na última coletiva, ao anunciar as convocadas – somente as que atuam no exterior em razão das barreiras sanitárias pela pandemia de Covid-19 – para treinos em Portimão, Portugal, entre 19 e 27 de outubro, Pia ressaltou a importância de poder fazer o uso do GPS em todos os nomes chamados e garantir uma avaliação posterior.

– Gostaria de falar um pouco sobre como foi estar na Granja Comary com as jogadoras que atuam no Brasil. Foram dias muito bons e muito produtivos, então a ideia agora é levar as jogadoras da Europa, Estados Unidos e China para comparar os desempenhos. Vivemos dias difíceis, então ter esse período é muito bom. Será interessante para ver como ficará essa comparação, pois teremos os mesmos testes e GPS nas atletas para analisar depois. Vamos ter vídeos também para fazer essa comparação. Será interessante e uma boa oportunidade para ver novas jogadoras – explicou a treinadora da seleção brasileira durante coletiva na última quinta-feira.