Uol

Ao final de seu primeiro turno, o Brasileiro da Série A teve queda de aproveitamento entre os times da ponta. Os cinco times da parte de cima da tabela conseguiram 60% dos pontos disputados. No ano passado, na metade do campeonato, os cinco primeiros tinham 64% dos pontos possíveis.

Para fazer a comparação, foi preciso fazer a conta por aproveitamento já que há jogos atrasados de Atlético-MG e São Paulo. Não é possível, por exemplo, saber quem é o campeão do turno por esse motivo. A CBF posterga a remarcação das partidas da equipe são-paulina que poderia saltar para a liderança.

Mas o principal fator para a queda dos ponteiros foi rendimento do Flamengo abaixo do ano passado. Ao final do turno, líder, o time rubro-negro tinha 42 pontos contra 35 da atual edição, na qual ocupa a 2a posição. A então equipe de Jorge Jesus acumulou 73,7% dos pontos.

O Palmeiras, segundo colocado ao final do turno do Brasileiro-2019, já tinha 39 pontos, acima de todos os times da atual edição. Em comparação, neste ano, só o São Paulo se ganhar todas suas partidas atrasadas por chegar a esse patamar.

Já o técnico Jorge Sampaoli, que briga de novo lá em cima, também tem um desempenho inferior no Galo em relação ao Santos. No ano passado, acabou o turno com 37 pontos, enquanto agora só pode chegar a 35 se ganhar seu jogo atrasado.

O Internacional teve uma melhora em relação à temporada de 2019: marcou dois pontos a mais na atual temporada. Com isso, mantém-se na ponta do campeonato quanto era apenas quarto colocado na competição na última edição.

O final de turno, portanto, mostra teoricamente que a distância entre os times da frente e outros diminuiu. Óbvio que o fato de não haver uma equipe tão dominante como o Flamengo de Jesus tem peso, mas isso parece se estender a outros clubes da ponta.

Ainda não dá para cravar explicações para essa tendência. Mas podemos observar que times como Inter, Galo e São Paulo, apesar das oscilações, têm apresentado futebol de bom nível em certos jogos. Certamente exibem jogos mais agradáveis do que os do Palmeiras em 2019. Então, é possível que os outros times da tabela tenham crescido em desempenho na atual temporada.