Uol

A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS-SP) acionou a CBF e a Federação Paulista de Futebol (FPF) na tarde de hoje (19), na tentativa de evitar que torcedores voltem a se aglomerar nos arredores dos estádios da capital paulista. Segundo o UOL Esporte apurou, haverá na semana que vem uma reunião com representantes das entidades esportivas, clubes e torcidas organizadas para tratar do assunto.

Por meio da SMS-SP, a Prefeitura de São Paulo enviou ofício à CBF e à FPF hoje, pedindo que as entidades “amplifiquem as orientações” para “sensibilizar os clubes e suas torcidas organizadas quanto ao risco” de aglomerações como a de são-paulinos na noite de ontem (18), nos arredores do Estádio do Morumbi durante São Paulo x Flamengo. O ofício ainda cita o artigo 14 do Estatuto do Torcedor, que diz que “a responsabilidade pela segurança do torcedor em evento esportivo é da entidade de prática desportiva detentora do mando de jogo e de seus dirigentes” —no caso de ontem, do São Paulo.

O ofício enviado à FPF e CBF aponta a aglomeração como “descuido” e alerta que “os efeitos serão sentidos até após 14 dias, quando passado o período de incubação e os participantes iniciarem os sintomas. Muitos podem ser assintomáticos e, também, transmitirem a doença. Outros que não estavam no evento serão infectados, e assim segue a cadeia de transmissão que pode, inclusive, atingir pessoas de risco como idosos e pessoas com comorbidades”.

O texto é assinado pelo coordenador de Vigilância em Saúde da SMS-SP, Luiz Artur Vieira Caldeira, e lembra que “São Paulo se encontra ainda em fase pandêmica para covid-19, sendo que as orientações técnicas e protocolos sanitários devem ser rigidamente seguidos para contenção da transmissibilidade”.