Globo Esportes

Começa neste sábado o período de transferências em três dos principais mercados do futebol na Europa: Inglaterra, Alemanha e França. Na segunda-feira é a vez de Espanha e Itália. A janela de inverno nesses países permanecerá aberta até o dia 1 de fevereiro.

Na Inglaterra, há muitas dúvidas sobre a permanência do meia francês Paul Pogba no Manchester United. Segundo o empresário dele, Mino Raiola, o jogador está infeliz no clube e deve trocar de ares. O campeão mundial está no United desde 2016 e tem contrato até meados de 2022. Nesta temporada ele disputou 19 jogos, sendo 10 como titular.

Outros atletas renomados do Campeonato Inglês que devem trocar de clube são o atacante Dele Alli, do Tottenham, e Mesut Özil, do Arsenal. Pouco aproveitado pelo técnico José Mourinho, o primeiro deve ser emprestado por seis meses, segundo a imprensa local. Já o segundo, sem jogar desde março, deve ter como destino o Fenerbahçe.

Na Alemanha, o defensor David Alaba deve deixar o Bayern de Munique, depois de 13 temporadas. Ele tem contrato até junho deste ano, mas não chegou a um acordo pela renovação com o clube. O austríaco está livre para negociar com interessados – um deles seria o Real Madrid. Porém, o clube espanhol não deve comprar ou vender jogadores nesta janela.

Na França, um nome especulado para movimentar o mercado é o do meio-campista Houssem Aouar, do Lyon. Ele foi um dos destaques na última Champions League (o time francês chegou à semifinal), e nesta temporada tem três gols e três assistências em 13 jogos.

Há também a possibilidade de o volante argentino Leandro Paredes, do Paris Saint-Germain, ser envolvido em uma negociação do clube francês com a Internazionale de Milão, algo que acabou não se concretizando em outubro. Segundo a imprensa italiana, houve uma proposta de troca pelo meia croata Brozovic ou pelo dinamarquês Eriksen. Ainda na Itália, o meia-atacante Papu Gómez pode sair da Atalanta devido ao desentendimento com o técnico Gian Gasperini.

Por fim, na Espanha, deve ser conhecido em breve o destino do atacante Diego Costa, que rescindiu o contrato com o Atlético de Madrid. O mesmo não se pode dizer do meia espanhol isco, do rival Real Madrid. O vínculo dele com o clube só se encerra em 2022, mas ele já teve a sua saída aprovada pelo técnico Zidane, segundo a imprensa local. Em 2020/21, ele esteve em campo 11 vezes, sendo titular em apenas três.

A última janela de transferências na Europa, do meio do ano passado, foi adiada para o período entre o fim de julho e o início de outubro por causa da pandemia do coronavírus. Apesar dos impactos financeiros, houve grandes transferências como a de Thiago Alcântara, que deixou o Bayern de Munique rumo ao Liverpool, Luis Suárez, do Barcelona para o Atlético de Madrid, e Timo Werner, do RB Leipzig para o Chelsea.