Uol

Faltam dez rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro. Aos mais precisos, são 11 partidas para Atlético-MG, Flamengo, Grêmio e 12 para o Palmeiras entre os times que figuram no G6. Entre os seis primeiros colocados, apenas o líder São Paulo e o vice-líder Internacional completaram 28 rodadas.

Atualmente, na tabela de classificação, 12 pontos separam o time comandado por Fernando Diniz (56 pontos) para o Alviverde de Abel Ferreira, sexto colocado (44 pontos).

No entanto, se o time dirigido pelo português vencer os jogos atrasados contra o Vasco (ainda pela primeira rodada do campeonato) e o Dérbi contra o Corinthians (jogo atrasado da 28ª, remarcado para o dia 18 deste mês), a equipe alcaçaria 50 pontos e veria a vantagem cair para apenas seis — diferença não tão alta para ser tirada em dez rodadas. O que pode deixar o Palmeiras atrás dos outros concorrentes é uma eventual dosagem do elenco, já que o time está na final da Copa do Brasil e está perto da decisão da Copa Libertadores.

O Grêmio, que ocupa o quinto lugar, tem um jogo atrasado diante do Flamengo, pela 23ª, em sua Arena — a partida será disputada no dia 28 de janeiro. A equipe de Renato Gaúcho tem 48 pontos e um triunfo sobre o Rubro-Negro encurtaria a vantagem para o Tricolor do Morumbi para cinco pontos.

Já o Atlético-MG (3º) e Flamengo (4º) vivem situações semelhantes: ambos têm 49 pontos e com um jogo a menos que o líder, mas o Galo leva vantagem sobre o time carioca por conta do número de vitórias.

O time de Jorge Sampaoli encara o Santos, pela 28ª rodada, em 27 de janeiro e poderia fazer a diferença para o São Paulo cair para quatro pontos. Já a equipe de Rogério Ceni, tem esse duelo com o Grêmio para também chegar a quatro pontos de diferença para o Tricolor do Morumbi.

Esse desequilíbrio na contagem de jogos deixa o campeonato um tanto nebuloso.