Globo Esportes

Mesmo sem ter ainda todos os participantes definidos, a Copa Libertadores de 2021 começa nesta terça-feira, com o jogo entre Liverpool (URU) e Universidad Católica (EQU), em Montevidéu, às 21h30. Mais duas partidas da primeira fase estão marcadas para quarta-feira.

Os outros dois confrontos de ida da primeira fase da Libertadores são entre César Vallejo (PER) e Caracas (VEN), e Royal Parí (BOL) contra Guaraní (PAR). Com isso, seis equipes disputam essa etapa do torneio, e no total serão 47 participantes, de 10 países da América do Sul.

O sorteio da fase de grupos da Copa Libertadores está previsto para o dia 16 de abril.

Palmeiras, Flamengo, Internacional e Atlético-MG já estão garantidos na fase de grupos. São Paulo, Fluminense e Grêmio ainda dependem de seus resultados no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil. O time paulista está em quarto lugar no Brasileirão, com 63 pontos. A equipe carioca está em quinto, com 61.

Na sexta posição do campeonato nacional com 59 pontos, o Grêmio fica com uma das vagas da fase de grupos se vencer o Palmeiras na decisão da Copa do Brasil. Mas se o campeão for o time paulista, a vaga direta vai para o quinto colocado no Brasileirão.

Oitavo clube brasileiro a garantir vaga na Libertadores, o Santos entra na segunda fase e vai enfrentar o Deportivo Lara, da Venezuela.