Uol

A última rodada do Campeonato Brasileiro, que será disputada amanhã (25), irá definir se o posto (e também o troféu) de melhor time do futebol nacional na temporada 2020 ficará com Flamengo ou Internacional.

Mas uma outra disputa também estará em jogo nas dez partidas que encerram a competição.

Quatro jogadores, Claudinho (Red Bull Bragantino), Luciano (São Paulo), Marinho (Santos) e Thiago Galhardo (Internacional), anotaram 17 gols cada ao longo desta edição da Série A e dividem a artilharia do torneio.

A menos que algum deles consiga anotar um “hat-trick” (três gols em uma única partida) na rodada derradeira, o Brasileiro 2020 será o quinto nos últimos seis anos a ter um goleador que não chegou nem a 20 tentos durante a temporada.

No primeiro escalão do futebol europeu, a situação é completamente diferente. Na Espanha e na Itália, já faz 30 anos que um jogador não é artilheiro com menos de duas dezenas de gols. Inglaterra, Alemanha e França também costumam ter goleadores que ultrapassam essa marca.

Com exceção do Francês, todos os outros quatro campeonatos nacionais mais importantes do Velho Continente tiveram pelo menos um atleta que quebrou a barreira dos 25 gols. Ciro Immobile, goleador do Italiano, meteu nada menos que 36 bolas nas redes, número jamais visto no futebol brasileiro.

Mesmo com cerca de um terço da atual temporada ainda pela frente na Europa, os artilheiros do Alemão (Robert Lewandowski, 26 gols) e do Italiano (Cristiano Ronaldo, 18 gols) já têm mais tentos marcados que o quarteto que divide o topo da lista e briga pelo rótulo de goleador da Série A 2020.

Há algumas explicações para esse fenômeno. A principal delas, a ausência por aqui de jogadores capazes de “fazer diferença”. Afinal, como o Brasil é um mercado vendedor de talentos, quem se destaca no país rapidamente é negociado para o exterior. Assim, é raro que os times brasileiros contem em seus elencos com atletas que sejam tão melhores que os outros que vão acabar naturalmente acumulando vários gols, como Lewandowski, CR7 e Lionel Messi.