Atarde

Celebrado nesta segunda-feira, 8, de Março, o Dia Internacional da Mulher, não foi esquecido pelo Esporte Clube Bahia. Reconhecido pelas campanhas sociais promovidas pelo Núcleo de Ações Afirmativas (NAA), o Tricolor homenageou as suas tricolores.

Através de uma carta, publicada no site oficial do clube, o Esquadrão relembrou projetos desenvolvidos pelo time, além da profissionalização da equipe feminina. Confira o conteúdo na íntegra:

O novo apelido do nosso time feminino, que tanto nos orgulha há duas temporadas, é na verdade uma grande homenagem a você que é torcedora, sócia, tricolouca, tricolíder, admiradora ou mesmo simpatizante do Esquadrão.

Você que precisa fazer jornada dupla em casa e no trabalho, atravessar a rua pra fugir do assédio que logo chegará ou vários outros exemplos que poderíamos citar. Guerreira, realmente guerreira, apesar da banalização da palavra.

Em meio às batalhas da vida, ainda separa um tempo para o nosso clube. Ou vive-o intensamente, cada segundo. Do lado de cá, infinita gratidão.

Com o surgimento da marca Esquadrão, lançamentos de uniforme só devem ocorrer caso haja modelo feminino.

Fomos o primeiro time do Brasil a criar mascote mulher e a implantar mecanismo de denúncia contra perturbação no estádio (#MeDeixeTorcer).

Promovemos seminário sobre violência de gênero para os atletas da base, no último mês de dezembro, em parceria com a ONU.

Fizemos evento “Repensando o Bahia” exclusivamente sobre e para torcedoras. Realizamos ações com a Secretaria de Políticas para as Mulheres tanto do Governo quanto da Prefeitura.

Aumentamos o quadro de funcionárias. Produzimos camisa – e conceito – “Jogue como uma garota”.

O número de mulheres no Conselho Deliberativo subiu mais de 600% (3 para 23) e a quantidade de sócias quase dobrou.

Está na hora do próximo passo.

Agora, nossas atletas passarão a ter direito a férias remuneradas, FGTS e 13º salário, além das proteções legais específicas da lei geral do desporto.

No fim do mês, pela primeira vez, iniciaremos a disputa da elite do Brasileirão Feminino. Hoje anunciamos a profissionalização dos contratos de trabalho das antigas meninas, agora Mulheres de Aço.