Globo Esportes

Três dias depois de perder a Copa do Brasil de 2020 para o Palmeiras, o Grêmio junta os cacos em busca de uma vaga na fase de grupos da Libertadores 2021. Às 21h30 desta quarta-feira, recebe o Ayacucho, do Peru, na Arena, no primeiro jogo da segunda fase da competição. É o primeiro passo para uma “correção de rumos” após uma temporada longa e tensa.

Campeão do Gauchão do ano passado, o Grêmio chegou à final da Copa do Brasil, mas ficou longe de disputar o título no mesmo nível do adversário. Foi eliminado nas quartas de final da Libertadores e ficou em sexto no Brasileirão.

Até o último domingo, o técnico Renato Portaluppi destacava que seu time estava a 90 minutos de erguer mais uma taça, enquanto muitos rivais brasileiros ficaram novamente pelo caminho. Só que a derrota para o Palmeiras apenas justificou o que era quase unanimidade: o Tricolor tinha de mudar.

A reformulação, porém, não passou pelo comando técnico. Renato renovou contrato antes mesmo da final. Depois dela, o vice de futebol Paulo Luz e dois diretores pediram para sair da direção. Na terça-feira, o preparador físico Márcio Meira deixou o clube e será substituído por Reverson Pimentel, ex-Bragantino.

Grêmio e Ayacucho se enfrentam a partir das 21h30 desta quarta-feira, na Arena, pela segunda fase da Libertadores. A volta será em Quito, no Equador, no dia 16, por conta da restrição de voos brasileiros no Peru.