Uol

A Globo gostou da proposta feita pela direção da Federação Paulista de Futebol ao Ministério Público de marcar a maioria dos jogos do Paulistão, principalmente dos grandes clubes, para depois das 20h, inclusive aos finais de semana. Se houver acordo entre as autoridades, a emissora deve colocar o campeonato em sua grade aos sábados, entre 21h30 e 22h, para combater duas concorrentes que investiram no esporte em 2021:

1) A Record comprou os direitos do Campeonato Carioca, que a Globo transmitia até 2020. A emissora paulista tem passado jogos às terças e sábados à noite, mas tem limitado as praças para onde essas imagens chegam, gerando até algumas críticas.

Com o Paulistão o sábado à noite, a Globo concorreria diretamente com o Carioca com a diferença de que praças no Nordeste, por exemplo, teriam a transmissão desses jogos. Um dos primeiros pode ser até o clássico entre São Paulo x Palmeiras, atrasado da quinta rodada.

2) Jogos aos sábados à noite significa matéria especiais e repercussão no Esporte Espetacular aos domingos pela manhã, o que para a Globo significa concorrer diretamente com a TV Bandeirantes e o Show do Esporte.

A Band terá, dentro do programa, transmissões ao vivo da Fórmula 1, por exemplo, evento que até o ano passado era da Globo e mostrou bom potencial de audiência na primeira prova do ano, domingo passado no Bahrein.

Os jogos aos sábados seriam pós-novela das 21h e do Big Brother Brasil (BBB) — partidas marcadas entre 21h30 e 22h, já que o reality tem grade flexível aos sábados sem provas do líder ou eliminações. A emissora gostaria que o campeonato não parasse já que tem contratos comerciais a cumprir e o Paulista, junto com a Copa do Brasil, é seu principal torneio nesses primeiros meses da temporada 2021.