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Os clubes do Rio ganharão cerca de R$ 3 milhões com o contrato de TV aberta da Record. A maior parte do acordo de R$ 11 milhões irá para produção dos jogos, comissões da Ferj e da empresa Sportsview. A alegação da Ferj é que os clubes irão ganhar mais com o pay-per-view: houve venda de cerca de 80 mil pacotes nas operadoras e a aposta maior é nas TVs de times

Com o rompimento do acordo da Globo em 2020, Ferj e os quatro grandes, Flamengo, Fluminense, Botafogo e Vasco, tiveram que negociar um novo contrato para este ano. A empresa Sportsview, fundada por ex-funcionários da Globo, foi encarregada de traçar o modelo. A estratégia era priorizar jogos pagos.

Houve uma negociação com propostas da Globo, SBT e Record pelo direito em TV aberta. A oferta global era por todos os direitos e havia uma disputa judicial com a Ferj. Por isso, foi descartada. Optou-se pela Record com a ideia de pagar os custos e lucrar no PPV.

Com isso, o total do dinheiro da Record destina R$ 6 milhões para a produção de imagens e transmissões do Carioca. A Ferj fica com um valor em torno de 10% do total, o que lhe dá pouco mais de R$ 1 milhão. Já a Sportsview leva um percentual de 8% do contrato. Em torno de R$ 900 mil.

Mas Flamengo, Fluminense, Botafogo e Vasco ficam com a maior fatia do dinheiro do PPV, tanto em suas TVs quanto nas operadoras. Até agora, foram vendidos cerca de 82 mil pacotes nas operadoras Claro, Sky e Vivo. Com o valor de R$ 129,9 por pacote, isso gera R$ 10,6 milhões de valor bruto.

Os quatro grandes dividem cerca de 60% desse total do PPV de acordo com o tamanho de suas torcidas. Ou seja, levam pouco mais de R$ 6 milhões por enquanto. Cada clube ganha de acordo com sua fatia de torcida, e estima-se que o Flamengo deve ficar com mais da metade deste bolo. Ainda não há números fechados para as vendas de pacotes pelas TVs por streaming dos clubes. Neste caso, os grandes ficam com 90% das receitas e dão 10% aos times de menor expressão do Carioca.

No contrato anterior, com a Globo, eram R$ 120 milhões por todos os direitos, incluindo PPV, TV fechada e TV aberta. Esse valor caía para R$ 100 milhões pela ausência do Flamengo. Cada clube grande iria faturar R$ 18 milhões.