uOL

O último clássico entre Brasil e Argentina foi suspenso depois que agentes da Anvisa entraram no gramado da Neo Química Arena para impedir que quatro jogadores da seleção visitante que descumpriram normas sanitárias do país disputassem a partida. Isso foi no último mês de setembro. Após 72 dias, as equipes se reencontram hoje (16), às 20h30 (de Brasília), com resquícios daquele episódio quentes nos bastidores.

Para além da resolução do caso na Fifa, existe um ingrediente de estremecimento de relação pessoal que agita este confronto da 14ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo do Qatar. Segundo ouviu o UOL Esporte, o técnico Tite se mostrou muito decepcionado com atitudes e declarações de Lionel Scaloni, o treinador da Argentina, e do astro Lionel Messi.

Apesar de Tite não ter planejado qualquer reação que torne público seu descontentamento no jogo de hoje, sempre que o assunto é mencionado por pessoas de seu convívio o brasileiro não economiza olhares de incômodo, bufadas e uma frase que já usou em outras situações.

“O custo de vencer não pode ser o custo da dignidade.”.

O caso é o seguinte: logo após a invasão dos agentes da Anvisa ao gramado, autoridades se organizaram para discutir a possível retomada do jogo mediante concessões. Enquanto isso, uma rodinha foi formada perto das áreas técnicas entre Tite, Scaloni, Messi, Neymar e Juninho Paulista, coordenador da seleção brasileira. O dirigente disse: “Fizeram [agentes da Anvisa] da maneira errada, mas avisaram antes que os jogadores estavam irregulares”..

Messi reagiu no mesmo instante, em tom de revolta: “Eles não nos avisaram. Estamos aqui há quatro dias. Eles deveriam ter vindo no primeiro dia e não assim.” Tite interrompeu com uma pergunta direta: “Não avisaram?”. Messi e Scaloni confirmaram ao técnico do Brasil que a delegação argentina não tinha sido notificada de que o goleiro Emiliano Martínez, o zagueiro Cristian Romero, o volante Lo Celso e o meia-atacante Emiliano Buendía, que vieram da Inglaterra, estavam impedidos de entrar em campo porque deveriam cumprir quarentena no Brasil..

A conversa foi flagrada por microfones da transmissão para a Argentina e rapidamente viralizou na internet e em portais brasileiros