Correio

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou os critérios do sorteio da primeira fase da Copa do Brasil. Os 80 clubes participantes da etapa foram divididos em oito potes para o chaveamento inicial, que será definido na próxima segunda-feira (17), às 13h, no Rio de Janeiro. A etapa, aliás, poderá ter um confronto baiano.

Presente no pote B, o Vitória pegará um dos times do pote F, que tem dois conterrâneos do rubro-negro: Bahia de Feira e Atlético de Alagoinhas. Além deles, o Leão também poderá duelar com ASA, Cascavel, Rio Branco-AC, URT, Portuguesa-RJ, Castanhal, Porto Velho e Sousa.

Já o Bahia de Feira e Atlético de Alagoinhas poderão encarar, além do Vitória, o Cuiabá, Goiás, Juventude, Coritiba, Avaí, CRB, Ponte Preta, CSA e Vila Nova.

Quem também está na primeira fase da competição, é o Juazeirense. Por ter sido colocado no pote D, o clube irá enfrentar uma equipe do pote H, que tem: Azuriz-PR, Icasa, Grêmio Anápolis, Tuna Luso, Tuntum, São Raimundo-AM, Fluminense-PI, Humaitá-AC, Nova Venécia-ES e Costa Rica-MS.

O Bahia não entra nesta fase. Como faturou o título da última Copa do Nordeste, o Esquadrão está classificado para a terceira etapa, assim como o Botafogo (campeão da Série B), Remo (campeão da Copa Verde) e os brasileiros classificados para a Libertadores (Athletico-PR, Atlético-MG, Flamengo, Palmeiras, Corinthians, Fortaleza, Bragantino, Fluminense e América-MG),

A CBF usou o Ranking Nacional de Clubes (RNC) de 2022 para ordenar os 80 times da primeira fase. Os potes vão de A a H, e possuem 10 equipes, cada. Os confrontos serão feitos entre A x E, B x F, C x G e D x H.

A primeira fase será em jogo único, e a equipe melhor ranqueada atuará fora de casa e terá vantagem de se classificar em caso de empate no tempo normal.

Além dos primeiros duelos, o sorteio de segunda-feira (17) também definirá o mando de campo da segunda fase, que também será em jogo único, mas com decisão de pênalti em caso de igualdade no tempo normal.

Confira os potes do sorteio:
Pote A: Grêmio, Santos, São Paulo, Internacional, Ceará, Cruzeiro, Atlético-GO, Chapecoense, Vasco e Sport.
Pote B: Cuiabá, Goiás, Juventude, Vitória, Coritiba, Avaí, CRB, Ponte Preta, CSA e Vila Nova.
Pote C: Sampaio Corrêa, Paraná, Operário-PR, Guarani, Criciúma, Brasil de Pelotas, Náutico, Londrina, Paysandu e Figueirense.
Pote D: Oeste, ABC, Botafogo-SP, Tombense, Ferroviário, Volta Redonda, Manaus, Juazeirense, Brasiliense e Novorizontino.
Pote E: Altos, Mirassol, Campinense, Moto Club, São Raimundo-RR, Ferroviária, Salgueiro, Globo FC, União-MT e Sergipe.
Pote F: ASA, Cascavel, Bahia de Feira, Atlético de Alagoinhas, Rio Branco-AC, URT, Portuguesa-RJ, Castanhal, Porto Velho e Sousa.
Pote G: Tocantinópolis, Operário-MT, Ceilândia-DF, Real Noroeste-ES, Nova Iguaçu, Lagarto-SE, Trem-AP, Maricá-RJ, Glória-RS e Pouso Alegre-MG.
Pote H: Azuriz-PR, Icasa, Grêmio Anápolis, Tuna Luso, Tuntum, São Raimundo-AM, Fluminense-PI, Humaitá-AC, Nova Venécia-ES e Costa Rica-MS.