Atarde

O Campeonato Baiano está de volta. A edição de 2022 da competição estadual começa neste sábado, 15, com Bahia de Feira x Bahia, na Arena Cajueiro, em Feira de Santana. A bola começa a rolar às 16h. A partida marca um reencontro entre os tricolores que fizeram uma das semifinais na última temporada.

Naquela ocasião, o Tremendão levou a melhor e colocou um ponto final no domínio do Esquadrão, que vinha de três títulos em sequência. Na decisão, no entanto, o time do interior terminou derrotado pelo Atlético de Alagoinhas e precisou se contentar com o vice-campeonato.

Para 2022, o Bahia de Feira manteve no elenco alguns dos jogadores que participaram da última campanha, e que já estão nos livros de história do futebol baiano. O zagueiro Paulo Paraíba, o lateral Alex Cazumbá, o volante Diones e o atacante Deon são figurinhas carimbadas na competição estadual e vão tentar levar o time a mais uma final.

Enquanto isso, o Tricolor de Salvador passou por mudanças que vão de jogadores a planejamento. Nesta temporada, o time de transição só entra em campo nas primeiras rodadas do Campeonato Baiano. Depois, será desfeito para cortar custos no clube que terminou 2021 rebaixado para a Série B do futebol nacional. Aí, os titulares entram em ação.

Neste sábado, 15, por sinal, vai ser a primeira vez que o torcedor vai ver o time jogando desde a partida que sacramentou a queda para a Segundona.

Além das mudanças por imposição financeira, o Bahia ainda precisa lidar com questões de saúde. O elenco passa por um surto de Covid-19, com 11 jogadores infectados.

A maioria deles faz parte do grupo que se reapresentou em janeiro e ainda não apresenta condições físicas de atuar por 90 minutos, mas há também alguns desfalques que estavam prontos para jogar. São eles: Luiz Henrique, Felipe Torres, Jeferson Douglas, Luizão e Oscar Ruiz.

Outro infectado é o treinador português Bruno Lopes, que iria comandar o time nas primeiras rodadas do Baianão. Dessa forma, quem vai estar à frente do Esquadrão é o auxiliar Vinícius Rovaris.

Revanche

Provável titular do Bahia, Marcelo Ryan também estava no time inicial na última vez que o Tricolor visitou o Tremendão. O 3 a 0 daquela semifinal não foi esquecido pelo atacante, que projetou um cenário diferente para estar tarde.

“Vamos com tudo para cima deles. Vamos tentar triunfar para somar três pontos e começar bem o Campeonato Baiano”, disse o atacante.

“Eu acho que eu amadureci bastante no tempo que passei no profissional. Quero chegar bem para ajudar a equipe”, completou o jogador em entrevista coletiva.