Flamengo e Botafogo escrevem o episódio final da trilogia de rivalidade
Globo Esportes
Cuca e Ney Franco têm intimidade com finais
entre Flamengo e Botafogo
Episódio um, dia 6 de maio de 2007: a muralha Bruno aparece na batalha por pênaltis. Episódio dois, 4 de maio de 2008: o xodó rubro-negro Obina decide. Neste domingo, 3 de maio de 2009, com o papel de protagonista vago, Flamengo e Botafogo colocam ponto final na trilogia de finais consecutivas de Campeonato Carioca a partir de 16h, no Maracanã. O primeiro jogo, na semana passada, terminou 2 a 2. O vencedor leva o título. Se houver empate a decisão será nas penalidades.
Nos duelos anteriores, os rubro-negros levaram vantagem. Fato que pode garantir diversas qualificações se repetirem a dose: um tricampeonato estadual, o quinto da história; o 31º título e a hegemonia no Rio de Janeiro deixando o Fluminense para trás pela primeira vez.
E o enredo, aparentemente, é favorável. O Botafogo perdeu dois de seus principais jogadores para a final em um mesmo lance da primeira partida. O time vencia por 2 a 1 e dominava quando Maicosuel e Reinaldo se machucaram. O Flamengo chegou ao empate e a dupla foi vetada pelo departamento médico. Um baque e tanto.