WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
vitoria da sorte





vitoria da sorte

abril 2021
D S T Q Q S S
« mar    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  



drupal counter

lojas nacional

Técnicos estrangeiros buscam aulas de português para se adaptar ao Brasil

Isto É

A apostila de exercícios de língua portuguesa e as aulas particulares do idioma viraram as novas armas dos técnicos estrangeiros para se adaptar ao futebol brasileiro. Os argentinos Hernán Crespo, do São Paulo, e Ariel Holan, do Santos, e mais o espanhol Miguel Ramírez, do Internacional, estão empenhados em melhorar a comunicação com os jogadores e superar possíveis barreiras linguísticas no País.

A postura desses estrangeiros em aprender português tem chamado atenção. Até pouco tempo atrás, quem vinha de fora não fazia questão alguma de estudar o idioma nem mesmo de aprender palavras-chave para orientações ao elenco. O argentino Jorge Sampaoli, por exemplo, passou duas temporadas no Brasil e só se comunicava em espanhol. O mesmo valeu para outros técnicos, como o argentino Edgardo Bauza e o colombiano Reinaldo Rueda.

O argentino Holan desembarcou em Santos no mês passado e logo na apresentação ao clube da Vila fez uma promessa. “Meu compromisso também é falar português ou ‘portunhol’. Terei meu professor”, avisou. Mesmo com o calendário apertado, o treinador não deixa de estudar. Nos voos do time, ele aproveita o tempo para treinar. O resultado tem sido visto nas entrevistas. Palavras em português se tornam mais comuns.

Ainda comedido para falar em português, o espanhol Ramírez tem estudado bastante enquanto comanda o Inter em Porto Alegre. O aprendizado de idiomas estrangeiros entre treinadores é comum no futebol europeu. O português José Mourinho, do Tottenham, é fluente em cinco línguas. O espanhol Pep Guardiola contratou uma professora de alemão antes de assumir o Bayern de Munique, em 2013. Ao iniciar o trabalho, o técnico já falava o novo idioma.

Apesar de o Brasil ter aberto suas fronteiras para técnicos estrangeiros nos últimos anos, o aprendizado do português não aparecia como prioridade para eles. O são-paulino Crespo pensa diferente. “Acho que é uma questão de respeito com este país, com o lugar onde estou. É uma questão de respeito com as pessoas. Culturalmente, eu gosto também de aprender”, disse.

O argentino só lamenta que ainda confunda bastante o português com outros idiomas. No São Paulo, o técnico se comunica em espanhol com alguns jogadores estrangeiros e com Daniel Alves. Após mais de uma década na Itália, Crespo usa o idioma para falar com o atacante Éder. “Eu faço confusão porque o português é um ‘mix’ dos outros dois idiomas. Para mim é difícil porque falo todos os dias com as minhas filhas em italiano, com meus colaboradores do clube em espanhol e depois ainda em português. Mas calma… eu chego lá”, comentou o argentino.

O meia argentino Benítez, do São Paulo, acompanha Crespo nesse processo de aprendizagem. Embora não faça aulas ainda, o jogador está no Brasil há um ano e sabe das dificuldades. “Para aprender, você não pode ter vergonha”, disse. “É importante conseguir falar de outros assuntos que não só o futebol, para você poder falar com um médico ou outras pessoas”, diz.

Um dos primeiros técnicos estrangeiros a estudar português foi o colombiano Juan Carlos Osorio, que passou pelo São Paulo em 2015. Três vezes por semana ele recebia um professor para ter aulas particulares. No ano passado, o espanhol Domènec Torrent, do Flamengo, foi outro a se aventurar pelo idioma.

DIFICULDADE – Professor livre-docente em Língua Espanhola da USP, Adrián Pablo Fanjul explica que o aprendizado do português é um desafio aos treinadores não tanto pela parte escrita, mas pela conversação. “A parte sonora é difícil, tanto a escuta quanto a produção. O português, principalmente falado no Brasil, tem alguns sons que não existem no espanhol”, diz. “Aprender como se fala é mais desafiador, porque exige muito estudo” acrescentou.

Segundo Fanjul, é possível preparar para os treinadores aulas com conteúdo específico à linguagem de futebol. “Existe a possibilidade de direcionar o ensino e a aprendizagem para se concentrar em demandas específicas, seja qual for ela. Ainda assim, existem aspectos básicos que exigem o aprendizado da mesma maneira.”

Medida argentina poderá afetar partidas da Libertadores e Sul-Americana

MSN

Medidas para contar o avanço da Covid-19 na Argentina resultaram em novo decreto que pode alterar configurações dos clubes envolvidos na Libertadores e Copa Sul-Americana. Na sexta-feira (16), o governo do país informou que nenhum evento esportivo poderá terminar após as 20h.

A estreia dos torneios continentais irão ocorrer nesta semana e, com isso, a tendência era de partidas realocadas ou mudanças de horário. No entanto, a Conmebol conseguiu autorização para manter a programação inicial do jogo entre Vélez Sarsfield e Flamengo, válido pela primeira rodada da fase de grupos da Libertadores. Assim, os clubes irão se enfrentar na terça-feira (20), às 21h30, no Estádio José Amalfitani.

Argentinos Juniors e Nacional (Uruguai) também tiveram programação inicial mantida e vão duelar na terça-feira (20), às 19h15, no Estádio Diego Armando Maradona.

O jogo entre San Lorenzo e Huachipato segue agendado para quarta-feira (21), às 19h15, no Estádio Pedro Bidegain, na Argentina. Ou seja, embora a medida esteja valendo, os jogos dos torneios continentais que estão alocados nos hermanos não sofreram mudanças. No entanto, partidas futuras deverão ser encaixadas no novo padrão de horário do país.

Conforme informações do jornal local Superdeportivo, o decreto irá valer somente até final do mês e, caso não haja flexibilização, jogos que vão acontecer posteriormente em abril precisarão ser realocados.

SBT não é só um tapa-buraco antes da Libertadores voltar para a Globo

Uol

A semana que passou mostrou que a relação entre SBT e Conmebol é mais próxima do que muita gente imaginava. Nos últimos sete dias, a emissora de Silvio Santos leu um comunicado institucional com tom otimista da entidade, encaminhou a transmissão da Copa América 2021 e fez algo que a Globo jamais fez: mudou a escolha de uma transmissão da Libertadores da América.

O contrato do SBT com a Libertadores vai até o fim de 2022, mas a negociação para o próximo ciclo já devem começar no segundo semestre. Ter uma relação estreita com os mandatários é importante para o negócio sair. A intermediação do contrato será novamente feita pela FC Diez Media, agência licenciada pela entidade até o ano de 2026.

O primeiro exemplo dessa proximidade foi o encaminhamento de um acordo para a exibição da Copa América deste ano, entre junho e julho. O contrato, negociado com a japonesa Dentsu com uma mão importante da Conmebol, também dá direito de exibição de outras competições da entidade. A Conmebol preferiu o SBT porque está em litígio com a Globo por causa da rescisão contratual com a Libertadores em 2020. Além da TV aberta, o SBT vai exibir partidas da competição em um novo sistema de pay-per-view.

O segundo fato importante foi a leitura pelo narrador Téo José, durante a transmissão de Santos x San Lorenzo (ARG), de um comunicado do presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez, sobre a doação de 50 mil vacinas que serão usadas nos próximos meses, segundo o anúncio, para imunizar jogadores das competições da entidade.

Por fim, na última sexta-feira (16), o SBT decidiu mudar o jogo que iria exibir na segunda rodada da Libertadores da América. Saiu Atlético-MG x América de Cali (COL) e entrou Internacional x Deportivo Táchira (VEN). A troca aconteceu porque o Grêmio foi eliminado pelo Independente Del Valle (EQU) e Porto Alegre, uma cidade que deu liderança com Libertadores ao SBT em 2020, não teria jogos de seus clubes exibidos na fase de grupos

Hoje, dá para dizer: o SBT está na frente da Globo na luta pela Libertadores a partir de 2023. A ver o que acontecerá nos próximos capítulos.

Seleção Feminina está no pote 2 em sorteio da fase de grupos de Tóquio 2020

Tribuna da Bahia

A FIFA e o Comitê Olímpico Internacional divulgaram, nesta sexta-feira (16), a divisão dos potes do sorteio feminino e masculino para definir os grupos da primeira fase dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Com a atualização do Ranking de Seleções Femininas publicada pela entidade máxima do futebol, a Seleção Brasileira Feminina (7º) foi alocada no pote dois, junto com Suécia (5º) e Grã-Bretanha (6º). O sorteio que determinará os grupos para a disputa da primeira fase do futebol feminino está marcado para o 21 de Abril, às 5h (Horário de Brasília), na sede da FIFA em Zurique, Suíça.

Como cabeças de chave estão as seleções do Japão (11º), anfitriã da competição, Estados Unidos (1º) e Holanda (2º). Completam os potes, as seleções do Canadá (8º), Austrália (9º), China (14º), na terceira posição, e em quarto, Nova Zelândia (22º), Chile (37º) e Zâmbia.

Segundo o regulamento da FIFA, seleções do mesmo continente não poderão estar no mesmo grupo da primeira fase dos Jogos Olímpicos. Portanto, Brasil e Chile, representantes da CONMEBOL, não poderão se enfrentar na fase de grupos. A disputa do futebol feminino nos Jogos Olímpicos de Tóquio inicia no dia 21 de julho e final no dia 6 de agosto.

POTES:

Pote 1: Japão (11º), Estados Unidos (1º) e Holanda (2º)

Pote 2: Suécia (5º), Grã-Bretanha (6º) e Brasil (7º)

Pote 3: Canadá (8º), Austrália (9º), China (14º)

Pote 4: Nova Zelândia (22º), Chile (37º) e Zâmbia

Seleção Olímpica Masculina será cabeça de chave no sorteio para Tóquio 2020

CBF

A FIFA anunciou nesta sexta feira (16) detalhes sobre o sorteio dos grupos do torneio de futebol masculino dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 e a distribuição das seleções classificadas entre os quatro potes. O Brasil está no pote 1 ao lado do Japão – os anfitriões -, Argentina e Coreia do Sul. As 16 seleções foram ranqueadas considerando seus desempenhos esportivos nas últimas cinco edições dos Jogos Olímpicos.

Uma das premissas do sorteio é a garantia de que os grupos não tenham mais de uma equipe da mesma confederação. Portanto, como exemplo, se seleções europeias como Alemanha ou Espanha, ambas no pote 2, forem sorteadas para o grupo do Brasil, obrigatoriamente França e Romênia, do grupo 4, não poderão fazer parte desse grupo.

O sorteio será realizado na próxima quarta-feira (21), às 5h (horário de Brasília), direto da sede da FIFA, em Zurich, na Suíça, e será transmitido ao vivo pelo canal da entidade no Youtube.

A bola vai rolar para os torneios de futebol dos Jogos Olímpicos no Japão entre os dias 21 de julho e 7 de agosto.

Confira como as seleções classificadas estão distribuídas:

POTE 1: Brasil, Japão, Argentina e Coreia do Sul.
POTE 2: México, Alemanha, Honduras e Espanha
POTE 3: Egito, Nova Zelândia, Costa do Marfim e África do Sul
POTE 4: Austrália, Arábia Saudita, França e Romênia.

Em busca de sequência de triunfos, Bahia enfrenta o xará de Feira em Pituaçu

Bahia Notícias

Chegou a vez do Campeonato Baiano para o Bahia. Após avançar na Copa do Nordeste com o seu time principal, o Tricolor joga com o time de transição na tarde deste domingo (18), às 16h, contra o Bahia de Feira no estádio de Pituaçu.

A equipe, que passou por um momento complicado nas primeiras partidas, vem de um triunfo contra o Atlético de Alagoinhas e agora pensa em manter uma sequência positiva. Para o técnico Cláudio Prates, a semana de trabalho foi positiva e a equipe vai chegar com a confiança em alta.

“A gente lida com uma faixa etária de jovens, meninos que estão buscando espaço. Quando gera confiança em cima de triunfos, a semana fica leve. Fizemos dois treinamentos muito bons com a equipe principal e o sub-20. Isso nos deixou muito confiantes para fazer bons jogos contra o Bahia de Feira”, disse.

O time ainda não deve contar com o lateral-esquerdo Mayk e com o atacante Ronaldo, que estão em processo final de recuperação de lesões musculares. A novidade na equipe pode ficar por conta do atacante Gustavo.

O Tremendão também vem de triunfo e quer garantir a sua classificação de forma antecipada. O discurso, assim como no Bahia, é de confiança. Foi o que garantiu o técnico Oliveira Canindé em entrevista ao BN na Bola, da Rádio Salvador FM 92,3.

“A equipe tem se comportado bem, estamos sempre evoluindo e quando a confiança está em dia e elevada a tendência é o crescimento. Nós queremos esse crescimento a todo custo, estamos trabalhando muito e que continuemos evoluindo. Você pode perfeitamente encontrar uma grande equipe no caminho da evolução e isso vai mostrar se estar evoluindo ou não. É motivante. O simples fato de bater de frente contra um adversário tão forte como o Bahia. Esperamos que com essa confiança em dia, vontade de nos superarmos e crescermos diante de um grande adversário como o Bahia, possamos ser ainda mais competitivos e mais determinados a buscar o resultado que nos interessa”, declarou.

Vitória da Conquista perde para o UNIRB

Diário Esportivo

O Vitória da Conquista foi derrotado pelo UNIRB por 3 a 2, em jogo disputado no Estádio Antônio Carneiro (Carneirão), em Alagoinhas, válido pela 8ª rodada do Campeonato Baiano 2021. Com a derrota, o Alviverde permanece com os mesmos sete pontos e se distancia do G-4.

A escalação do Vitória da Conquista contou com: (G) Ronaldo; Raul Cardoso, Breno (Kleber), Tiago e Alex Lagamar; Fagner, Rodrigo (Andrei), Neto (Matheus Chaves) e João Grilo (Índio); Maradona e Léo. Já o UNIRB entrou em campo com: (G) Deijair; Léo Alaba, Regineldo, Martony e Igor; Mineiro, Paranhos (Igor Silva), Guto e Tiago (Gerônimo); Max (Zé Oliveira/Fausto) e Chael (Dú Paraíba).

Na etapa inicial, o Bode e a Coruja fizeram uma partida movimentada e com boas chances criadas. Aos 7 minutos, o atacante Léo abriu o placar em cobrança de pênalti. Os mandantes impuseram mais volume de jogo e viraram o confronto. Livre de marcação, o meia Paranhos empatou o duelo, e em penalidade convertida por Max, a equipe de Alagoinhas passou a frente no marcador.

No segundo tempo, os times retornaram ainda mais agitados dentro das quatro linhas. Após equívocos defensivos dos visitantes, a equipe universitária ampliou a vantagem com Paranhos depois de boa troca de passes. O UNIRB manteve o bom ímpeto ofensivo até os minutos finais. O Alviverde ainda diminuiu o placar em lindo chute de Andrei, mas não foi suficiente para evitar a derrota.

O Vitória da Conquista recebe o Atlético de Alagoinhas no dia 28 de abril, às 19h30, no Estádio Lomanto Júnior, pela 9ª rodada do estadual,

Bahia e Fortaleza farão semifinal tricolor na Copa do Nordeste

Tribuna da Bahia

Os tricolores Bahia e Fortaleza são os primeiros classificados às semifinais da Copa do Nordeste. Neste sábado (17), o Esquadrão de Aço atropelou o CRB por 4 a 0 no estádio de Pituaçu, em Salvador, enquanto o Leão venceu o CSA por 2 a 1 na Arena Castelão, na capital cearense. Os dois times serão rivais na disputa por vaga na final. O duelo será no próximo sábado (24), em horário ainda a ser definido.

O Bahia abriu o placar logo aos 13 minutos, com Matheus Bahia. O lateral ficou com a sobra de um cruzamento que o meia Rodriguinho furou na hora de finalizar e bateu entre as pernas do goleiro Diogo Silva. Aos 29 minutos, o lateral Nino Paraíba cabeceou no travessão. No lance seguinte, o atacante Gilberto arrematou da entrada da área e também acertou a bola no poste de cima. A pressão baiana teve êxito aos 42 minutos, quando Nino Paraíba ergueu na área e o meia Thaciano, de cabeça, fez o segundo dos anfitriões.

A primeira chance real do CRB foi aos três minutos da etapa final, mas o atacante Lucão do Break, dentro da área, mandou para fora. A “punição” veio nove minutos depois, após tabela entre Gilberto e Rodriguinho, que o atacante – artilheiro da Copa do Nordeste – concluiu para as redes, chegando ao sétimo gol no torneio. Aos 24, Thaciano lançou o atacante Rossi, que bateu da entrada da área e marcou o quarto do Bahia, dando números finais à partida em Salvador.

Na Arena Castelão, o Fortaleza saiu na frente aos 15 minutos. O lateral Daniel Guedes cobrou escanteio, o zagueiro Wanderson cabeceou, o goleiro Darley rebateu e o atacante David concluiu. Aos 34, o meia Ederson quase ampliou ao tentar o cruzamento e acertar o travessão. Quatro minutos depois, o atacante Silvinho, de cabeça, mandou rente à meta tricolor. Em seguida, o atacante Vitor Costa foi derrubado na área, após recuperar a bola do lateral Yago Pikachu. O atacante Delatorre bateu e deixou tudo igual, aos 42 minutos.

O Leão voltou pressionando atrás do segundo gol e teve ao menos quatro chances com os atacantes Robson, David, Wellington Paulista e Romarinho. A insistência foi premiada aos 20 minutos, novamente na bola parada: Robson cobrou falta pela esquerda e o lateral Bruno Melo, de cabeça, mandou para as redes. O CSA se lançou ao ataque com tudo, sem sucesso.

Com gol nos acréscimos, Vitória bate Altos-PI e garante vaga nas semifinais do Nordestão

Atarde

Depois de três anos ausente, o Vitória está de volta às semifinais da Copa do Nordeste. O Rubro-Negro garantiu a vaga entre os quatro melhores times da região, neste sábado,17, ao vencer o Altos-PI por 2 a 1, em jogo único eliminatório, no Barradão. Samuel e Eduardo, de volta ao time depois de quase dois meses, marcaram os gols que classificaram Leão.

O adversário do Vitória na disputa por uma vaga na final só vai ser conhecido neste domingo, 18, a partir das 16h, quando jogam Ceará e Sampaio Corrêa. Para continuar como mandante na próxima fase, o Rubro-Negro precisa torcer por um triunfo do Bolívia. Em caso de classificação do Vozão, os comandados de Rodrigo Chagas vão precisar viajar até Fortaleza para 90 minutos de futebol no próximo fim de semana.

Antes disso, na quarta-feira, o Leão volta a campo pelo Campeonato Baiano para enfrentar a líder Juazeirense, no Estádio Adauto Moraes, em Juazeiro.

Fluminense vence clássico, se classifica para semifinal e elimina o Botafogo

Globo Esportes

Num clássico sem grandes chances disputado na tarde deste sábado no Maracanã, o Fluminense venceu por 1 a 0, o gol marcado pelo zagueiro Nino, se garantiu nas semifinals e, de quebra, ainda tirou o Botafogo da briga pelo título. Com a derrota, o time de Marcelo Chamusca não tem mais chances de se classificar para a próxima fase do Campeonato Carioca.

O Botafogo está eliminado da briga pelo título do Carioca. Neste ano, os quatro primeiros colocados na Taça Guanabara se classificam para as semifinais, mas o Alvinegro só consegue terminar no máximo em quinto. O time ainda pode jogar a Taça Rio, um título de consolação que será disputado entre as equipes que terminarem de quinto a oitavo lugar.

O Fluminense chegou neste sábado a sua terceira vitória consecutiva no Campeonato Carioca e assumiu ao menos por enquanto a terceira colocação, com 19 pontos – está atrás apenas de Volta Redonda e Flamengo. O time de Roger Machado já está classificado para as semifinais.

As duas equipes voltam a campo no próximo domingo para encerrar suas participações na Taça Guanabara. O Botafogo recebe o Macaé no Nilton Santos, enquanto o Fluminense enfrenta o Madureira no Maracanã.

Portuguesa-RJ abre 2 a 0, mas reservas do Flamengo buscam empate

Super Esportes

Com equipe reserva, o Flamengo sofreu na noite deste sábado para arrancar o empate com a Portuguesa-RJ pela 10ª rodada da Taça Guanabara, a primeira fase do Campeonato Carioca.

Jogando no Estádio Luso-Brasileiro, a Lusa abriu 2 a 0 no primeiro tempo, mas o Fla buscou o 2 a 2 no segundo, com gols de Pedro.

Apesar do tropeço, o Flamengo reassumiu a liderança da tabela, com os mesmos 20 pontos do Volta Redonda, mas com vantagem no saldo de gols. O rival, contudo, poderá retomar a primeira colocação no decorrer da rodada. Já a Lusa, com boa campanha, está em quarto lugar, com 18 pontos.

BRASILEIRO FEMININO: Corinthians estreia com vitória; São Paulo e Santos empatam

Futebol Interior

O Campeonato Brasileiro feminino começou na noite deste sábado com três jogos. O atual campeão Corinthians fez 3 a 0 no Napoli, no Parque São Jorge. Os outros jogos terminaram empatados. São Paulo e Grêmio ficaram no 1 a 1, assim como Internacional e Santos.

Com gols de Jheniffer, Gabi Nunes e Gabi Zanotti, o Corinthians fez um jogo seguro contra o Napoli e largou com o pé direito em busca do bicampeonato.

Em Cotia, o vice-campeão da edição passada São Paulo abriu vantagem, mas acabou cedendo empate por 1 a 1 com o Grêmio. Carol inaugurou o marcador, enquanto Eudimila deixou tudo igual. Ambos os gols saíram na segunda etapa.

Em Porto Alegre, Fabi Simões fez 1 a 0 para o Internacional, mas o Santos empatou com Júlia. As Meninas da Vila estão em busca do primeiro título da competição.

No domingo, mais cinco jogos serão realizados. Destaque para o confronto paulista entre Palmeiras e Ferroviária, no Allianz Parque. Outro representante de São Paulo, o São José desafia o Avaí Kindermann.

Confira os resultados da 1ª rodada
Hoje
15:00
Botafogo x Bahia
Flamengo x Minas Brasília
17:00
Cruzeiro x Real-DF
20:00
São José x Avaí Kindermann
Palmeiras x Ferroviária

comercial tommacon



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia