Fonte: Globo Esportes

O Santos venceu o Botucatu na noite desta terça-feira, no Pacaembu, e sagrou-se campeão da Copa do Brasil de Futebol Feminino. A vitória por 3 a 0 foi orquestrada pelas estrelas que devem retornar ao futebol americano: Marta, Cristiane, Érika, Fran e Andréia Suntaque, que foram contratadas para a disputa da Taça Libertadores e encerram o atual vínculo com o Peixe com 100% de aproveitamento, em 13 partidas, e duas taças conquistadas. Na preliminar, o São Francisco (BA) fez 5 a 1 sobre o Pinheirense (PA) e ficou em terceiro lugar.

A presença das cinco jogadoras em campo foi fundamental para a equipe construir o placar diante do Botucatu, maior rival do time feminino do Santos e único a batê-lo na atual temporada – na decisão do Paulista, quando as cinco contratadas, sem inscrição no torneio, não atuaram.

Aos 9 minutos de jogo, Marta abriu o placar depois de receber lançamento de Fran, invadir a área e driblar a goleira antes de empurrar a bola para a rede. Antes de a camisa 10 fazer o gol, as Sereias já haviam mandado duas bolas para o gol de Renatinha, mas os lances foram anulados pela arbitragem.

A pressão do Santos diminuiu e o time do interior de São Paulo conseguiu equilibrar a partida. Maior arma do Botucatu, a atacante Grazi achou espaço pela lateral esquerda e mandou a bola no travessão de Andréia Suntaque, aos 21 minutos. O Santos acordou e respondeu: Érika cruzou da esquerda e Cristiane cabeceou pela linha de fundo.

O atalho para o segundo gol havia sido encontrado. Depois de mais alguns minutos de equilíbrio, a jogada pela esquerda foi repetida e, na segunda oportunidade que teve, a artilheira do Peixe não perdoou e mandou a bola no canto esquerdo de Renatinha, já aos 39 da etapa inicial. O Santos ainda criou mais uma oportunidade, mas Marta errou ao tentar o passe para Cristiane e o primeiro tempo acabou 2 a 0 para as Sereias e com o título já encaminhado.

A segunda etapa começou com as equipes se estudando, mas o Botucatu procurava mais os espaços no ataque. Aos 8, Bagé arriscou de longe e Andréia espalmou a bola para escanteio, evitando a reação do time do interior logo após a volta do intervalo. O time do interior sofreu mais um baque, aos 20, quando Aline fez falta em Dani e acabou expulsa em razão do segundo amarelo.

Linda jogada entre Marta e Cristiane resultou no terceiro gol

O gol que deu início à festa do título ocorreu aos 26, depois de Marta puxar um contra-ataque, tabelar com Cristiane e deslocar a goleira Renatinha para marcar o terceiro gol da Sereias. Os poucos torcedores que foram ao Pacaembu se levantaram para aplaudir a jogada e começaram a cantar: É campeão, é campeão! A festa ainda aumentou, aos 30, quando Formiga desperdiçou um pênalti e mandou a bola na trave.

Até a sorte ajudou o Peixe a fechar com chave de ouro a passagem das estrelas do futebol feminino pelo clube. O Santos ainda tentará renovar com as cinco jogadoras da liga profissional dos Estados Unidos (WPS), ao menos até abril, quando a equipe irá disputar a primeira edição do Mundial de Clubes da categoria. Mas o acerto ainda precisa ser discutido com cada uma das equipes que detêm os direitos federativos das atletas, que ouviram a torcida pedir para elas seguirem na equipe.