Conquista: Câmara discute revitalização do campo da Ester
Blog do Rodrigo Ferraz
Foi realizada na noite desta quinta-feira (28), na Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), uma audiência pública que discutiu a situação e revitalização do Campo da Ester, localizado no bairro Patagônia. A audiência foi de autoria do vereador Gilzete Moreira (PSB) e subscrita pelos vereadores Florisvaldo Bittencourt (PT), Fernando Vasconcelos (PT), Andreson Ribeiro (PCdoB), Álvaro Pithon (DEM) e Nelson de Vivi (PCdoB). A audiência contou também com a participação do presidente da Associação dos Moradores da Patagônia, Manuel Gusmão da Silveira; João Pereira dos Santos (João Pretinho), presidente da escolinha de futebol União; Lucas Paulo Paixão, presidente do time 100verngonhas; Leonésio Alves Moreira, presidente da Liga Conquistense de Desportos Terrestres (LCDT); O secretário Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Nagib Barroso; o assessor do gabinete do prefeito, Hudson Castro; e Esmeraldino Correia, representando o deputado estadual Herzem Gusmão (PMDB).
Faltam espaços para o esporte – O Coronel Esmeraldino Correia, representou o deputado estadual Herzem Gusmão (PMDB). Segundo Correia, muitas áreas que eram usadas para o esporte desapareceram com o crescimento de Vitória da Conquista. “Nós temos hoje uma cidade com uma carência enorme de áreas públicas que dão oportunidade ao encontro de jovens, homens e mulheres pelo esporte e pela ação comunitária”, disse. Ele informou que conhece o Campo da Ester desde a juventude e está alegre com o debate proporcionado pela audiência pública. O militar espera que a audiência frutifique e que os problemas de falta de infraestrutura no espaço sejam solucionados.
População está confiante na reforma – O representante dos times de futebol do bairro Patagônia e presidente do 100vergonhas, Lucas Paulo Paixão da Silva, lembrou do quanto o Campo da Ester já serviu aos moradores do bairro como um espaço de lazer. “Vivi naquele campo onde aconteciam muitas escolinhas de futebol”, lembrou. Ele afirmou que o bairro é rico em farmácias, feira e comércio, “mas, só temos o Campo da Ester como espaço de lazer”. Lucas disse que os moradores do Patagônia acreditam nas autoridades e por isso pediu que todos abraçassem o projeto de reforma do espaço para que ele saia do papel. “O bairro acreditou em cada um de vocês. Lutem pelo nosso bairro precisamos de lazer”, declarou. Ele relatou que o projeto é avaliado em R$ 2 milhões e questionou: “R$ 2 milhões pra aquele projeto é muito? É um projeto bom, que vai fazer a diferença”.
Prefeitura está à disposição – O assessor do gabinete civil do prefeito Guilherme Menezes (PT), Hudson José de Almeida Castro, alertou que várias praças precisam da preocupação da comunidade. Enfatizou a obra que a prefeitura desenvolveu no estádio Edvaldo Flores. “Hoje nós temos um espaço belíssimo com escolinhas gratuitas de futebol, futsal, vôlei, karatê, capoeira e jiu-jitsu”. Destacou o projeto social chamado Programa 2º Tempo (programa do governo federal que tem por objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte), que teve um dos núcleos no Campo da Ester. “O prefeito tem interesse pelo esporte. Temos a felicidade de ter os vereadores que lutam pelo esporte. As pessoas precisam saber o caminho para mexer no poder público. Essa administração procura, com seriedade, fazer as coisas corretas. Há deputados em condição de colocar emenda e também colaborar”, disse. Ele também afirmnou que o Executivo está à disposição para construir a obra.