Globo Esportes

boladeouro_finalistas_efe

Deu o óbvio. Em lista anunciada pela apresentadora brasileira Fernanda Lima na manhã desta segunda-feira, Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, Messi, do Barcelona, e Ribéry, do Bayern de Munique, foram confirmados como finalistas da Bola de Ouro da Fifa. Neymar ficou fora do trio, mas entrou pelo quarto ano seguido na última seleção para o Prêmio Puskas, dado ao gol mais bonito do ano, pelo que marcou contra o Japão, na estreia na Copa das Confederações. Concorre com o sueco Ibrahimovic, do Paris Saint-Germain, e o sérvio Matic, do Benfica. Os vencedores serão conhecidos no dia 13 de janeiro, em Zurique.

Além do Puskas, Neymar e o craque do PSG entraram na lista dos 15 melhores atacantes que disputam uma vaga na seleção do ano montada pela Fifa. Os dois concorrem com Diego Costa, brasileiro do Atlético de Madrid que optou por defender a seleção espanhola, e Agüero, do Manchester City, Balotelli, do Milan, Cavani, do Paris Saint-Germain, CR7, Drogba, do Galatasaray, Falcao García, do Monaco, Lewandowski, do Borussia Dortmund, Mandzukic, do Bayern de Munique, Van Persie e Rooney, do Manchester United, e Suárez, do Liverpool.

Outro representante do Brasil na premiação de melhores do ano da Fifa é Marta. Recordista de vitórias, com cinco, em 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010, a camisa 10 da seleção feminina concorre com a alemã Nadine Angerer e a americana Abby Wambach, vencedora de 2012.

Entre os técnicos, dois aposentados disputam o prêmio de melhor do ano: Sir Alex Ferguson, ex-Manchester United, e Jupp Heynckes, campeão da tríplice coroa com o Bayern de Munique. O outro finalista é Jürgen Klopp, do Borussia Dortmund. O brasileiro Luiz Felipe Scolari, da Seleção, estava na lista de 10 pré-selecionados.