Secretário de esportes dá detalhes sobre as obras do Lomantão
Por Guilherme Barbosa
Foto Eliezer Oliveira
O secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Nagib Barroso revelou, em entrevista à Guilherme Barbosa, detalhes sobre as obras do estádio Lomanto Junior. Segundo Barroso, será feito um investimento de cerca de R$ 700 mil no Lomantão, que terá o seu gramado trocado e aproximado da arquibancada. Além disso, será feita a troca também da drenagem do gramado. “A Prefeitura já entrou com o projeto pra execução que é a drenagem, que é muito antiga, aproximação do campo com a arquibancada e a troca do gramado. Já foi feito o projeto e na semana que vem já entra pra licitação”, detalhou ele.
Bastante criticado nos últimos anos, o gramado do estádio Lomanto Junior será trocado do tipo “batatais”, que cobre o campo atualmente, para o tipo “bermuda”. Além disso, segundo explicações de Nagib, o gramado será aproximado em cerca de 15 metros das arquibancadas, o que era uma demanda antiga dos frequentadores do Lomantão.
A obra deve ser concluída até dezembro deste ano, para que o Vitória da Conquista possa utilizar o Lomanto Junior já no próximo Campeonato Baiano. “A expectativa é que em dezembro já esteja pronto pra em janeiro receber o Campeonato baiano com o gramado trocado e a drenagem feita”, revelou o secretário.
Enquanto a reforma do Lomantão acontece, o Vitória da Conquista não poderá mandar os seus jogos no estádio. Assim, a diretoria do clube está procurando uma nova praça esportiva para, temporariamente, adotar como casa do Bode. A cidade de Barra do Choça, a 32 Km de Vitória da Conquista, chegou a ser cogitada mas o presidente do clube, Ederlane Amorim, já descartou a possibilidade. Segundo o presidente, a cidade vizinha participará do Campeonato Intermunicipal e isso vai inviabilizar a adoção da cidade como sede provisória do Alviverde. “Barra do Choça já foi descartada porque eles vão disputar o Intermunicipal. Estamos agora buscando um novo mando de campo” disse o presidente do clube.
A diretoria do Vitória da Conquista, segundo o próprio Ederlane, já está conversando com outras cidades. Itambé, Jequié, Brumado e Belo Campo são cidades que poderão sediar os jogos do Vitória da Conquista na Copa Governador do Estado. “Tudo indica que a gente deve estar participando em Itambé ou Jequié”, revelou o presidente.
Apesar de o diretores do Vitória da Conquista estarem buscando abrigo em outras cidades, Nagib Barroso assegurou que, caso seja necessário, a Prefeitura fará as intervenções necessárias para que o estádio Edvaldo Flores seja utilizado pelo Bode durante a Copa Governador do Estado, que começa daqui a pouco mais de dois meses, no dia 20 de setembro. “Vamos ver as adequações necessárias pro Edvaldo Flores e se houver a necessidade de fazer essas intervenções a gente vai fazer também no Edvaldo Flores, que é um espaço maravilhoso e fica tudo na cidade até que o Lomanto Junior possa vir restaurado pra 2016″, garantiu Nagib.