Ascom PMVC

Na tarde do último domingo (17), aconteceu no Estádio Lomanto Júnior (Lomantão), em Vitória da Conquista, uma partida válida pelo sexta rodada do Campeonato Baiano, entre Vitória da Conquista e Esporte Clube Bahia.

O confronto entre os dois times, entretanto, quase foi cancelado por conta de uma forte chuva que caiu na região, cujo índice de precipitação foi de 29 milímetros em um período inferior a 30 minutos – o que é considerado muito alto em padrões meteorológicos.

A chuva, que causou estragos em diversos pontos da cidade, comprometeu também uma parte do muro lateral do estádio que não suportou o volume intenso de água e cedeu. O Estádio, que fica situado em uma parte baixa da cidade, foi invadido pela água que chegou ao campo antes do começo da partida. Ainda assim, o sistema de drenagem instalado no Lomantão foi capaz de drenar toda a enxurrada e garantir o andamento da partida sem nenhum dano aos atletas, tampouco a qualidade do jogo.

O fato foi noticiado em rede nacional pelo programa Fantástico, da Rede Globo, exibido na noite de domingo, onde o apresentador, Tadeu Shmidt, fez elogios ao gramado do Lomantão: “Isso é que é sistema de drenagem!”, disse o apresentador.

O Coordenador de Esportes da Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Lazer do Município, Jaldo Mendes, diz que, apesar dos transtornos, não foram registrados maiores incidentes no estádio: “o volume de água foi intenso e acabou acumulando em uma casa que fica vizinha ao estado. O muro, que fica em uma parte mais afastada da arquibancada, acabou cedendo e a água desceu para a parte mais baixa. Apesar disso, os brigadistas e a polícia militar estavam a postos e garantiram a segurança de todos”.

Para o coordenador, as intervenções estruturais feitas pela Prefeitura no Estádio no começo do ano foram fundamentais para a garantia da segurança “no ano passado fomos até Salvador para cumprir todas as exigências, tanto do gramado, quanto da arquibancada, para que o Lomantão estivesse apto para receber os jogos. Ocorreu a chuva que, infelizmente gerou problemas e prejuízo a toda a cidade, mas ainda assim nos mostramos preparados para enfrentar esse tipo de problema”, declarou Jaldo.

Presente no Estádio, o Chefe do Gabinete Civil da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, Marcos Ferreira também elogiou o sistema de drenagem do Estádio e reiterou que sua estrutura está pronta para conduzir situações de emergência: “logo após o incidente, a defesa civil do município já fez a análise dos estragos e está viabilizando a reforma da área danificada. Asseguramos que o estádio estará pronto para o próximo jogo que será no dia 10”.