ESPN

O Grêmio enfrenta o Libertad na noite desta quinta-feira, no estádio Defensores del Chaco, no Paraguai, por uma vaga nas quartas de final da Copa Libertadores. A vitória por 2 a 0 na Arena, no jogo de ida, faz com que o time tricolor possa perder por 1 a 0 e, mesmo assim, garanta a classificação.

Caso a equipe de Renato Gaúcho avance, garante, também, um representante do país na decisão, em 23 de novembro, em Santiago, no Chile, primeira final em jogo único e local previamente escolhido.

Com as eliminações de Cruzeiro e Athletico-PR diante de River Plate e Boca Juniors, respectivamente, os brasileiros ficaram do mesmo lado da chave, impedindo uma decisão com times do país.

Nas quartas, um confronto brasileiro já está definido: Flamengo x Internacional. Se avançar, o Grêmio pega o Palmeiras. Os times alviverde e colorado definem a vaga na semi em casa. Do outro lado, os jogos são River x Cerro Porteño e LDU x Boca.

A última vez que um brasileiro foi à final aconteceu em 2017, justamente com o Grêmio, que derrotou o Lanús na decisão.

Já a última semifinal verde e amarela foi em 2012, quando o Corinthians eliminou o Santos e depois superou o Boca para se sagrar campeão.