MSN

O que está em jogo é imenso e vai muito além do âmbito esportivo: o campeonato alemão, que no sábado será a primeira grande competição de futebol a ser retomada, deve provar ao mundo inteiro que o esporte profissional pode conviver com o coronavírus. Mas as incertezas são muitas e as certezas poucas.

Às 15h30 de sábado no horário local (10h30 pelo horário de Brasília), o início dos cinco primeiros jogos desta nova era da história do futebol ocorrerá simultaneamente em cinco estádios vazios. Antes dessas partidas haverá, às 13h00 locais (8h00 de Brasília) os confrontos da segunda divisão.

Muitos países, incluindo Itália, Espanha e Inglaterra, as outras três grandes potências que consideram retomar suas ligas, vão acompanhar de perto com esperança e apreensão a experiência alemã. Um fracasso reduziria drasticamente suas próprias chances de convencer seus governos a darem o sinal verde.

O jogo de maior destaque desta 26ª jornada será entre o Borussia Dortmund, segundo colocado, contra o vizinho Schalke, no prestigiado “derby do Vale do Ruhr”, com portões fechados pela primeira vez na história.

O líder Bayern de Munique e seus astros vão entrar em campo no domingo às 18h00, pelo horário local (13h00 de Brasília) em Berlim, no estádio do Union. Será um presente para os fãs ávidos por futebol ao redor do mundo.

“Se a Bundesliga é o único campeonato transmitido pela TV no mundo, suponho que contaremos espectadores aos bilhões”, se animou o presidente do Bayern de Munique, o ex-craque Karl-Heinz Rummenigge, que vê uma operação promocional formidável.

“Em 20 anos, nunca senti esse interesse (do público) pela Bundesliga”, disse à AFP Adolfo Barbero, comentarista do canal espanhol

Mas o espetáculo de sábado virá de uma maneira bastante estranha, com estádios silenciosos.

Os jogadores de futebol não vão poder se abraçar após os gols. Máscaras serão usadas nos bancos de reservas e não haverá protocolos antes dos jogos; com crianças, apertos de mão e nem fotos.

Jogadores e treinadores devem tomar cuidado com suas palavras, que serão audíveis.