Fonte : A Tarde Esportes

Quanto mais o exercício físico for feito sob calor intenso, se aproximando da temperatura interna do carro, melhor efeito terá a simulação dos cerca de 50 minutos a bordo da máquina no GP Bahia de Stock Car, no dia 9 de agosto. Por isso os pilotos escolhem, por exemplo, pedalar no horário mais quente do dia.

Assim fazem os pilotos Antônio Neto e Paulo Salustiano, que têm chegadas a Salvador marcadas para a quarta e quinta-feira. “Na academia, eu ligo o aquecedor. Fica aquele bafo forte no rosto. Esse calor torna o ambiente parecido com o do carro”, explicou Salustiano. Ele e Antônio Neto pretendem usar uma bike para fazer o reconhecimento do circuito de rua do CAB, na próxima semana.

“Vou dar uma corridinha a pé, para observar todos os detalhes. Depois, pegar uma bicicleta ou uma moto para andar no circuito”, antecipou Neto, que costuma treinar cerca de duas a três horas por dia visando as corridas de Stock Car. A preparação inclui pedalada, corrida e musculação na academia.

Mesmo de longe, Salustiano diz estar acompanhando os preparativos da Vicar (empresa responsável pela competição) para a etapa da capital baiana. “Fiquei sabendo que a pista estava muito rápida e colocaram duas chicanes para reduzir a velocidade”, revelou Salustiano.

Sauna – Amigo do piloto baiano Diego Freitas, ele já tem, do anfitrião, carona garantida do aeroporto para o hotel, quando desembarcar em Salvador. “Pedi que quando ele chegar me avise, para eu ir buscar”, contou Freitas, que ao contrário do amigo simula a temperatura que vai enfrentar na prova treinando dentro de uma sauna vestido de macacão e capacete.

“É para simular a temperatura interna do carro, que acredito ser em torno de 60 graus”, relatou o piloto baiano, que é orientado pelo personal trainer Lucas Neder. Dentro da sauna, Freitas trabalha levemente partes localizadas do corpo como pescoço, braços e ombro, durante cerca de 40 minutos. “A sensação térmica é desagradável, no início, mas depois o corpo vai se adaptando”, explicou Freitas.

“Quanto mais condicionado, mais tranquilo estará para conseguir raciocinar melhor durante a corrida”, explicou Lucas Neder. O exercício inclui manobras e esforço em uma curva imaginária do circuito. “Sentado numa cadeira, com o capacete amarrado numa corda, ele simula curva à esquerda e direita”, explicou Neder.

Diego Freitas treina também corrida na esteira e musculação, de segunda a sexta-feira. O esforço visa o primeiro lugar no pódio da categoria Stock Júnior.