Fonte: Globo Esportes

Giancarlo Fisichella, da Force India, protagonizou a surpresa do ano ao marcar a pole position do GP da Bélgica, que será disputado neste domingo em Spa-Francorchamps. O italiano fez uma excelente volta na superpole e superou o compatriota Jarno Trulli, da Toyota, por apenas 87 milésimos no treino classificatório.

Nick Heidfeld, da BMW Sauber, sai na terceira posição, uma à frente de Rubens Barrichello, da Brawn GP, o quarto colocado. O brasileiro conseguiu uma vantagem significativa sobre seus rivais na briga pelo campeonato. Jenson Button, seu companheiro, que larga apenas em 14º. A dupla da RBR também não teve bons resultados: Sebastian Vettel é o oitavo e Mark Webber o nono.

Líder, Jenson Button larga apenas em 14º em Spa

Líder do campeonato, Jenson Button foi eliminado ainda na segunda parte do treino classificatório (Q2). O inglês da Brawn GP não conseguiu andar tão bem quanto Rubens Barrichello, seu companheiro de equipe, e vai largar apenas na 14ª posição. O brasileiro, Sebastian Vettel e Mark Webber, pilotos da RBR e rivais na briga pelo título, passaram à superpole (Q3) e podem reduzir a desvantagem no campeonato neste domingo.

Pole do GP da Europa, em Valência, Lewis Hamilton também ficou fora da superpole. O atual campeão do mundo não conseguiu repetir o bom desempenho da sexta-feira e sai na 12ª posição neste domingo. A McLaren, aliás, não teve os resultados esperados neste treino, já que Heikki Kovalainen, outro piloto do time, só conseguiu a 15ª posição no grid.

Fernando Alonso, da Renault, confirmou a má fase da equipe francesa. O espanhol, bicampeão do mundo em 2005 e 2006, só conseguiu a 13ª posição no treino classificatório e também ficou fora do Q3. Para tentar entrar na zona de pontuação na corrida deste domingo, ele terá de arriscar na estratégia.