Fonte: Globo Esportes


André Lima é uma das esperanças de gol do Botafogo contra o Cerro Porteño

Em 2009, o Botafogo celebrou o aniversário de 16 anos da conquista da Copa Conmebol, e nesta quarta-feira, buscará dar mais um passo rumo ao título de sua descendente. O Alvinegro recebe o Cerro Porteño, no Engenhão, com o objetivo de alcançar o inédito feito da classificação para a semifinal da Copa Sul-Americana. Com isso, o grupo de Estevam Soares dá uma pausa na luta contra o rebaixamento do Campeonato Brasileiro e concentra suas atenções naquele que pode ser o único título da temporada.

Na primeira partida, realizada no dia 21 de outubro, no Paraguai, o Cerro Porteño venceu por 2 a 1. O resultado dá ao Botafogo o direito de fazer 1 a 0 e se classificar para a semifinal. O Alvinegro, no entanto, será eliminado se empatar ou vencer por um gol de diferença sofrendo dois ou mais gols (3 a 2, 4 a 3, 5 a 4…). Se derrotar os paraguaios por 2 a 1, a decisão será nos pênaltis. O Glorioso disputa a Sul-Americana desde 2006 e jamais passou das quartas de final. No ano passado, foi eliminado pelo Estudiantes, da Argentina.

O Botafogo prega a filosofia de esquecer momentaneamente o Campeonato Brasileiro e pensar somente na Copa Sul-Americana. Mas é inegável que a vitória por 1 a 0 sobre o Internacional, no último domingo, deu um grande ânimo ao grupo para o jogo contra o Cerro Porteño. Embora saiba que tem uma missão difícil em âmbito nacional, já que luta para permanecer na Série A, o Alvinegro lembra que o título internacional seria o único motivo real de orgulho numa temporada marcada por resultados pouco expressivos.