Por: Luanda Nobre

olavão foto
Olavo Fernandes (último a direita) árbitro conquistense

Ele acumula trabalhos, é motorista e até segurança. Mas você não deve conhecê-lo por essas atividades citadas. Olavo Fernandes, o Olavão, é árbitro do futebol amador. Ele nasceu em Vitória de Santo Antão, é casado e tem três filhos. O futebol é uma das suas grandes paixões. Atualmente Olavo é um dos árbitros mais atuantes de Vitória da Conquista. Nos últimos meses apitou a final do Campeonato Interbairros, da LCDT, primeiro turno e neste final de semana está se preparando para apitar a final do campeonato da Zona Rural que terá Ajax e Corinthians brigando pelo título.

Olavo destaca ainda que se considera um “adolescente” na arbitragem e reconhece a importância de mestres como Rosalvo Mota.
A arbitragem brasileira está passando por um momento conturbado. Erros grotescos dos árbitros do futebol profissional estão definindo partidas e dessa forma prejudicando times. Ao ser questionado sobre esta situação Olavo diz que o árbitro está na partida para aplicar as regras do jogo, mas infelizmente são seres humanos e são falhos como qualquer pessoa, ou seja, podem cometer erros.

A questão aqui seria: ser árbitro é para qualquer um? Será que os árbitros do nosso país estão realmente preparados para apitar jogos tão importantes e errar o mínimo possível? Fica aberta para a sua análise torcedor! Observando é claro que não podemos generalizar!