Fonte: Globo Esportes

A seleção brasileira masculina de vôlei iniciou bem a caminhada em busca do terceiro título da Copa dos Campeões. Contra a renovada seleção de Cuba, os brasileiros impuseram sua maior experiência e categoria para vencer por três sets a dois (25/22, 24/26, 25/18, 23/25 e 15/10), nesta quarta-feira, em Osaka. Nesta quinta, às 2h30 (de Brasília), o Brasil enfrenta o Irã, que no jogo de abertura venceu o Egito por três sets a dois (21/25, 25/20, 25/21, 17/25 e 15/10).

Nas arquibancadas não muito cheias do ginásio de Osaka, vários brasileiros marcavam presença, entre eles o técnico de futebol Levir Culpi, ex-Botafogo e Cruzeiro, e o meia Martinez, ex-Palmeiras e Cruzeiro, que estão no Cerezo Osaka. Também foram torcer por Théo e João Paulo, que jogam no Japão, familiares dos jogadores reservas do vôlei brasileiro.

O jogo começou muito equilibrado e depois de Cuba conseguir abrir dois pontos de vantagem (5 a 3), o Brasil reagiu e virou para 6 a 5 com ace de Rodrigão. Após rali, Leandro Vissotto pôs a bola no chão e o brasil foi para a primeira parada técnica do jogo com 8 a 6 a seu favor.

Na volta à quadra, a seleção conseguiu abrir três pontos de vantagem a partir de 10 a 7. Mas os cubanos, forçando muito o saque, reagiram e igualaram o marcador e viraram para 18 a 17. A seleção brasileira manteve a concentração e voltou a passar à frente: 19 a 18. O Brasil só conseguiu abrir dois pontos de vantagem com 22 a 20. Uma defesa sensacional após bloqueio cubano no meio de rede fez o Brasil abrir 24 a 21 e Bernardinho vibrar do lado de fora:

– Isso!

Logo depois a seleção brasileira fechou o primeiro set em 25 a 22.

O segundo set começou igual ao primeiro, com as duas equipes se alternando nos pontos, até que num erro de Vissotto, Cuba conseguiu abrir dois pontos e fazer 5 a 3 no placar. Mas os brasileiros se recuperaram e conseguiram o primeiro ponto de bloqueio com Vissotto e Lucão para empatar em 5 a 5. A jovem equipe cubana, porém, foi para a segunda parada técnica com vantagem: 8 a 7.

Na volta o jogo começou a ficar quente, marcando a grande rivalidade entre as duas seleções, com Giba e Hirrizuelo provocando a cada ponto marcado por sua seleção. o árbitro chamou os capitães, Giba e Simón, para adverti-los e avisar que na próxima mostraria cartão. Giba ainda argumentou:

– Ele está fazendo o mesmo.

A partida continuava bem igual, e num lance sensacional em que Lucão salvou com o pé, o Brasil empatou em 13 a 13. A seleção de Bernardinho conseguiu a virada para 15 a 14 após um belo saque de Murilo e manteve a vantagem para chegar à segunda parada com 16 a 15 a seu favor.

Na volta, a equipe brasileira deu uma bobeada, os cubanos abriram para 20 a 18 e Bernardinho pediu tempo para tentar acertar o time. O Brasil tentava encostar no marcador, mas os cubanos não deixavam, mesmo quando davam contra-ataque para o adversário.

Mas numa paralela de Vissotto na saída de rede a equipe brasileira conseguiu o empate 23 a 23 e a virada veio com um ataque de ponta de Lucão, na entrada de rede: 24 a 23. Murilo errou o saque e Cuba empatou o jogo. A virada para 25 a 24 veio também de saque, de Sánchez, num erro de posicionamento de Giba, e logo depois os cubanos fizeram mais um ponto e fecharam o set em 26 a 24.

Vitória tranquila no terceiro set

No terceiro set o Brasil abriu logo 3 a 0 e foi para a primeira parada técnica da parcial com 8 a 5 a seu favor. Na volta, os brasileiros continuaram bem e conseguiram quatro pontos de vantagem em 11 a 7. O time cubano começou a cometer erros e o Brasil se aproveitou para ir para a segunda parada com 16 a 11 a seu favor.

O time do Brasil manteve e até ampliou a vantagem (21 a 15) e foi administrando o jogo para chegar à vitória no terceiro set. O 23º ponto do Brasil veio em belo levantamento de Bruninho com apenas uma das mãos para Lucão enterrar no meio de rede. No fim, a parcial acabou com 25 a 18 para os brasileiros.