Fonte: ADBF

Líder do grupo 3 do Campeonato Baiano 2010, na sua segunda fase, o Bahia de Feira pode carimbar a sua classificação, com duas rodadas de antecedência para a fase semifinal da competição. O Tremendão joga sábado diante do Atlético, no Estádio Jóia da Princesa e precisa vencer, além de torcer por um triunfo do Vitória sobre o Vitória da Conquista, domingo no Barradão, para confirmar a sua passagem para a outra etapa. O time vive a expectativa e nos últimos dias, a bola normalmente usada nos treinos, ganhou a companhia de outro instrumento: a máquina de calcular, já que atletas, comissão técnica e diretoria fazem as contas não só de chegar à semifinal, mas de se classificar para o Campeonato Brasileiro da Série D.

Com os resultados apresentados no meio de semana, o Bahia segue isolado na liderança do grupo 3 com 7 pontos, o Vitória é o segundo com 6, o Atlético tem dois e o Vitória da Conquista tem apenas um ponto. Se vencer o Atlético de Alagoinhas hoje, o Bahia de Feira chega aos 10 pontos e basta apenas o Vitória empatar o jogo contra o Conquista amanhã, que o Tremendão se classifica matematicamente. Pelos cálculos, se esta combinação acontecer, o time não seria mais alcançado e, no mínimo garantiria a segunda vaga da chave. O jogo contra o Carcará é importante porque se o time perder ou mesmo empatar e o Vitória da Conquista vencer, a decisão ficará para as duas últimas rodadas da segunda fase.

Mas as contas também começam a ser feitas em relação à classificação para o Campeonato Brasileiro da Série D. Segundo o regulamento do Campeonato Baiano, no artigo 13 em seu parágrafo único, a agremiação melhor colocada, exceto Bahia e Vitória, que já tem vagas nas série B e A, e o Fluminense que tem vaga na Série D, será a segunda representante na quarta divisão nacional. Nesse momento, o Bahia de Feira é quem se apresenta em melhor situação porque tem a classificação praticamente assegurada para a fase semifinal. Vitória da Conquista e Atlético – candidatos em potencial na luta pela vaga – estão em condições desfavoráveis.