Fonte : Globo Esporte

O circuito de rua de Valência foi palco de mais uma corrida monótona, ao menos nas primeiras posições. Pole position, Sebastian Vettel só foi ameaçado na primeira curva do GP da Europa, quando chegou a tocar rodas com Lewis Hamilton. Depois, o alemão da RBR abriu uma boa vantagem na liderança, não foi mais ameaçado pelos rivais e chegou à sua segunda vitória na temporada. O inglês da McLaren ficou em segundo e Jenson Button, seu companheiro, completou o pódio, na terceira posição.

Com o resultado, Hamilton manteve a ponta do campeonato com 127 pontos, seis à frente de Button. Vettel subiu para terceiro, com 115, superando o companheiro Webber, que tem 103. A próxima corrida é o GP da Inglaterra, que será disputado no dia 11 de julho, no renovado circuito de Silverstone.

Rubens Barrichello, da Williams, conseguiu um excelente resultado com a quarta posição. O brasileiro largou bem, ganhou algumas posições e depois lucrou com o safety car ocasionado pelo impressionante acidente de Mark Webber, na décima volta. O australiano da RBR acertou a traseira do carro de Heikki Kovalainen, da Lotus, decolou e acertou a barreira de pneus com muita força. Por sorte, ambos escaparam ilesos do acidente.

A entrada do safety car foi decisiva para a corrida. Kamui Kobayashi, da Sauber, acabou sendo beneficiado, passou quase toda a prova em terceiro e, no momento de seu pit stop obrigatório, a quatro voltas do fim, acabou se mantendo na zona de pontuação, em sétimo, ao superar Fernando Alonso na penúltima volta e Sebastien Buemi na última. O espanhol da Ferrari subiu para oitavo, três posições à frente do companheiro Felipe Massa. Ambos saíram perdendo com o acidente no início da corrida, mas foram beneficiados com as punições após a prova. O suíço da STR ficou em nono.

Oito dos nove carros que seriam investigados após a prova foram punidos com o acréscimo de cinco segundos ao tempo final de prova: Button, Barrichello, Hulkenberg, De la Rosa, Petrov, Sutil, Liuzzi e Buemi. Entretanto, Fernando Alonso, da Ferrari, foi beneficiado e subiu de nono para oitavo, assim como Kamui Kobayashi, que se tornou o sétimo colocado. Nico Rosberg ganhou a décima posição. Buemi caiu para nono e De la Rosa, para 12º. Os outros mantiveram suas posições. Glock foi punido com 20 segundos, mas continua em 19º.

Jenson Button, Rubens Barrichello, Nico Hulkenberg, Robert Kubica, Vitaly Petrov, Adrian Sutil, Sebastien Buemi, Pedro de la Rosa e Vitantonio Liuzzi

Os estreantes brasileiros ficaram mais uma vez nas últimas posições. Lucas di Grassi, da VRT, fez uma ótima corrida e chegou em 17º, à frente de quatro adversários. Bruno Senna, da Hispania, foi o penúltimo colocado, duas voltas atrás do primeiro colocado em Valência.