Fonte: Globo Esportes

O Grêmio estreou com derrota de 2 a 0 para o Coritiba no Torneio de Florianópolis, e o técnico Silas não gostou do que viu. Neste sábado, fez sete mudanças em relação à partida anterior e venceu o Vasco com tranquilidade por 3 a 0. O placar foi construído principalmente pela força demonstrada pelo time no primeiro tempo, quando teve o quarteto ofensivo formado por Douglas, Leandro, Jonas (autor de dois gols) e Borges (que fez um).

Grêmio e Vasco encerram suas participações no quadrangular na próxima segunda-feira. O time gaúcho joga às 21h30m contra o Avaí, enquanto os cariocas encaram o Coritiba às 19h30m.

Com a vitória do Avaí sobre o Coritiba por 2 a 1, todos os clubes têm três pontos. Grêmio e Coxa têm saldo positivo de um e o mesmo número de gols marcados (três). Vasco e Avaí têm saldo negativo de um e também o mesmo número de gols marcados (três).

Zaga do Vasco ajuda, e Grêmio faz três no primeiro tempo

O Vasco iniciou a partida com mais posse de bola, jogando no campo adversário. O meia Jeferson era quem levava mais perigo pela equipe carioca, como em um bom chute de fora da área aos três minutos. Mas não demorou para o Grêmio equilibrar a partida e mostrar sua força. O primeiro bom ataque aconteceu aos nove minutos. Jonas rolou para Neuton, que pegou de primeira e mandou por cima do gol.

A equipe tricolor conseguiu abrir o placar aos 14 minutos. Borges ajeitou de cabeça para Jonas, que dominou com categoria e acertou o cantinho direito de Fernando Prass, que não conseguiu chegar na bola: 1 a 0. Por pouco o Vasco não empata dois minutos depois. Thiago Martinelli cruzou da esquerda, a bola sobrou para Élder Granja, que, de frente para o gol, finalizou mas foi travado pelo zagueiro Rafael Marques. Aos 22, foi a vez de Jeferson ameaçar novamente. Após belo passe de Jonathan, o meia invadiu a área e acertou a trave. A bola ainda bateu nas costas do goleiro Marcelo Grohe antes que a zaga aliviasse o perigo.

Mas, ajudado pelas trapalhadas da zaga do Vasco, o Grêmio conseguiu ampliar. Aos 34, Edilson bateu cruzado da direita, Fernando Prass não segurou e deixou fácil para Borges, sozinho, só empurrar para o fundo da rede: 2 a 0. Aos 41, foi a vez de Dedé dar uma pixotada. O zagueiro furou ao tentar interceptar um lançamento e facilitou a vida de Jonas, que aproveitou o vacilo e colocou o 3 a 0 no placar.

Vasco melhora, mas é insuficiente

O Vasco voltou do intervalo pelo menos com um ânimo diferente para jogar. A equipe carioca tentou pressionar o Grêmio e logo aos três minutos chegou com perigo com Elder Granja. O ala recebeu no bico direito, entrou na área em boas condições, mas bateu fraco. Marcelo Grohe encaixou.

Aos poucos, o Grêmio foi desmontando seu quarteto ofensivo titular. Jonas já havia saído no intervalo, e aos 21 foi a vez de Borges deixar o campo. Sem conseguir prender a bola no ataque como na etapa inicial, o Tricolor recuou e, sólido na defesa, sofreu pouco com o ataque vascaíno. Como aos 34, quando Fumagalli recebeu livre na área, adiantou muito a bola e teve o chute abafado por Marcelo Grohe.

O técnico PC Gusmão ainda tentou fazer algumas mudanças no time, mas nenhuma foi suficiente para mudar o resultado da partida.