Globo Esportes

Após a pole de Mark Webber e os problemas no Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers) no sábado, parecia que a vida de Sebastian Vettel não seria fácil no GP da Espanha. A largada serviu para reforçar esta impressão, quando Fernando Alonso aproveitou a briga entre os companheiros de RBR para assumir a ponta. Mas o alemão tinha um coelho na cartola. Com uma tática perfeita, antecipando a segunda parada para evitar o tráfego na pista, ele superou os rivais, chegou à sua quarta vitória em cinco corridas em 2011, e ainda resistiu à forte pressão de Lewis Hamilton nas últimas voltas. O inglês da McLaren foi o segundo colocado.

Os brasileiros não andaram bem em Barcelona. Felipe Massa, da Ferrari, que largou em oitavo, vinha na mesma posição a oito voltas do fim da prova quando seu câmbio quebrou e provocou seu primeiro abandono do ano. Rubens Barrichello, da Williams, largou muito atrás, teve problemas em seu pit stop no início da corrida e acabou apenas em 17º, duas posições pior que o companheiro Pastor Maldonado, que não conseguiu um bom desempenho na corrida.

A vitória em Barcelona fez Sebastian Vettel disparar na ponta do Mundial de Pilotos. O alemão tem agora 118 pontos, 41 à frente de Lewis Hamilton, o segundo, que tem 77. Mark Webber é o terceiro, com 67, e Jenson Button, o quarto, com 61. Após o abandono, Felipe Massa caiu para oitavo, com 25, e tem a metade da pontuação do companheiro Fernando Alonso, o quinto, com 51. A próxima corrida da temporada 2011 será o tradicional GP de Mônaco, no próximo domingo, dia 29 de maio.