Futebol Nordeste

Dentro de campo, o resultado apontou para o Treze Campeão Paraibano de 2011, assim em letras maiúsculas. Mas fora das quatro linhas a disputa segue indefinida e o campeão estadual e representante do estado na Série D continua sem ter seu nome confirmado. Somado a tudo isso, outro fator também contribui para que os clubes não entrem na 4ª Divisão do futebol nacional: o investimento que precisa ser feito.

No Alvinegro serrano, estima-se que seja necessário algo em torno de R$ 1,5 milhão para buscar o acesso à Serie C. Isto no que se refere à montagem do elenco e gastos com viagens. Um investimento considerado altíssimo, levando em consideração a atual situação financeira do clube. Trata-se de uma boa quantia de dinheiro que nem todos os clubes que estão dispostos a entrar na disputa possuem em caixa. Sem mencionar que a Confederação Brasileira de Futebol não viabiliza ajuda financeira aos clubes participantes.

Caso o título do PB2011 seja homologado ao Galo já na próxima semana, o clube entrará no grupo A4 ao lado dos baianos Bahia de Feira de Santana e Vitória da Conquista, de um representante de Sergipe, também indefinido, além do Coruripe de Alagoas. Na ponta do lápis, o Treze só na 1ª fase precisará percorrer cerca de 6.000 quilômetros, já que os adversários são de cidades pouco estratégicas.

Ciente de todos esses adversários extra-campo, a diretoria está discutindo a viabilidade do projeto ‘Série D’. Em termos de comparação, outro clube que está na 4ª Divisão e ao lado do Galo é um dos favoritos, o Santa Cruz-PE, na fase inicial terá pela frente adversários mais próximos, o que o beneficiará, já que, diferente do Treze, o Tricolor pernambucano irá percorrer apenas 2.400 quilômetros; um número bem abaixo do time de Campina Grande.