Futebol Interior

Cada vez é mais forte a certeza de que os estados de Roraima e Rondônia não terão representantes na Série D do Campeonato Brasileiro deste ano. Os representantes dos dois estados fariam parte do Grupo 1 ao lado representante do Acre, Penarol-AM e Cuiabá-MT.

Caso as desistências sejam confirmadas, surge uma polêmica para definir quem ocuparia o lugar das equipes substituídas. A vaga será destinada de acordo com o ranking da CBF de Federações. No caso, a Federação Amazonense de Futebol (FAF) tem a melhor posição dentre os estados integrantes do grupo, seguida da Federação Matogrossense, da Acreana, de Rondônia e a de Roraima. Portanto, algum clube clube amazonense herdaria essa vaga.

Ao que tudo indica, a FAF usará o Ranking Nacional de Clubes da CBF para definir quem ficará com a vaga. O Nacional-AM é o melhor amazonense no ranking, ocupando a 57ª posição. A polêmica surge a partir do momento em que os dirigentes do Fast Clube deram declarações defendendo que a indicação do Tricolor do Aço seria mais digna e honesta, já que no estadual de 2010 o Fast foi vice-campeão. No ranking da CBF, o clube ocupa a 162ª posição e perderia a vaga.