LCDT

REGULAMENTO
Campeonato Municipal de Futebol 2011 – 1ª Divisão

CAPÍTULO I – DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art. 1º – O Campeonato Integração Municipal de Futebol, edição de 2011, é promovido e organizado pela LCDT – Liga Conquistense de Desportos Terrestres, na conformidade do disposto neste regulamento e na legislação desportiva vigente.

Parágrafo Único – Todos os dispositivos da legislação desportiva aplicáveis ao futebol no país e hierarquicamente superiores ao presente regulamento fazem parte, necessária e obrigatoriamente, do conjunto de parâmetros legais aos quais o campeonato se submete, dentre eles os estatutos da FIFA, a Lei Federal 9.615/98 e Lei Federal 9.981/00, os estatutos da CBF, as Normas Orgânicas do Futebol Brasileiro, o Código Brasileiro de Justiça Desportiva C.B.J.D., os estatutos da FBF e as Normas Gerais dos Campeonatos Oficiais da LCDT.

Art. 2º – Participarão do campeonato as equipes amadoras devidamente filiadas a LCDT, com licença de funcionamento referente ao exercício de 2011 e que tenham seus pedidos de inscrição aprovados pela diretoria desta entidade.

Parágrafo 1º – Á adesão ao presente regulamento se efetivará automaticamente através da inscrição da equipe no campeonato.

Parágrafo 2º – Não poderão participar do campeonato as equipes que estiverem cumprindo pena disciplinar aplicada pela Justiça Desportiva ou pela Diretoria da FBF ou LCDT.

Leia o restante do regulamento

Art. 3o – O campeonato será realizado nas datas e horários determinados pela Diretoria da LCDT.

Parágrafo Único – A LCDT poderá suspender ou transferir qualquer partida ou rodada, válida pelo campeonato, quando ocorrer:

A – calamidade pública, decretada por quem tem direito;
B – motivos altamente relevantes, públicos e notórios, de pronto reconhecimento pela LCDT.
C – pôr motivo de ordem disciplinar, ou pôr desinteresse em classificação.

Art. 4º – Os jogos serão realizados nos Estádios Edvaldo Flores conforme tabela e eventualmente no Estádio da Zona Oeste – Murilão, pôr motivo de força maior.
Parágrafo Único – As partidas realizadas em outro estádio terão o horário e data indicado a critério da Diretoria da LCDT, e serão marcadas com antecedência mínima de 72 horas antes do inicio da partida.

CAPÍTULO II – DO SISTEMA DE DISPUTA

Art. 5º – O Campeonato será disputado pelas 12 (doze) equipes inscritas e regularizadas perante Presidência da LCDT, distribuídas em dois grupos de 06 equipes cada, sendo Grupo A e Grupo B.

Art. 6º – No primeiro turno as equipes jogarão o grupo A contra grupo B, em jogos apenas de ida e classificarão para a semifinal do turno apenas as 04 (QUATRO) melhores colocadas no computo geral, sendo que os confrontos serão:

SEMIFINAL

(JG 37 – 2º geral x 3º geral)
(JG 38 – 1º geral x 4º geral)

FINAL

JG 39. ( VENCEDOR DO JOGO 37 X VENCEDOR DO JOGO 38)

Parágrafo primeiro – No segundo turno as equipes serão distribuídas em 04 grupos de 03 (TRES) e terá os seguintes confrontos:

GRUPOS (A enfrentando o grupo D e B enfrentando o grupo C) assim distribuídos:

GRUPO A (1º, 5º e 9º)

GRUPO B (2º, 6º e 10º)

GRUPO C (3º, 7º e 11º)

GRUPO D (4º, 8º e 12º)

Parágrafo segundo – As equipes classificadas em 1º, 2º, 3º, 4º, 5ª, 6ª, 7ª e 8ª no computo geral, somando as fases classificatórias do 1º turno e do 2º turno, terá os seguintes confrontos na fase nas quartas de final do segundo turno:

Quartas de Finais

1º geral x 8º geral

2º geral x 7º geral

3º geral x 6º geral

4º geral x 5º geral

Semifinais

Venc. 1º geral x 8º geral X Venc. 4º geral x 5º geral

Venc. 2º geral x 7º geral X Venc. 3º geral x 6º geral

Art. 7º – Nas partidas das fases quartas de finais e semifinais do campeonato as equipes jogarão apenas uma partida estabelecida neste regulamento conforme tabela, e as equipes de melhor campanha nas fases anteriores jogarão pelo empate.

Nas partidas finais do 1º turno – 2º turno e na Final do Campeonato permanecendo o empate a partida será decidida em cobranças de 05 penalidades alternadas, persistindo empate continuará a cobrança de uma penalidade para cada equipe alternada ate conhecer o vencedor.

Art. 8º – No caso de igualdade em pontos ganhos, na fase preliminar de classificação, entre duas ou mais equipes em quaisquer colocações, serão observados os seguintes critérios de desempate:

a) maior número de vitórias;
b) maior saldo de gols;
c) maior número de gols marcados;
d) maior número de pontos ganhos no confronto direto
e) maior saldo de gols no confronto direto;
f) menor número de cartões vermelho;
g) menor número de cartões amarelo;
h) sorteio.

Art. 9º – Nas (Quartas de final e Semifinal), será considerada a campanha da primeira fase da competição para efeito de vantagens e desempate.

Art. 10 – As datas dos jogos do campeonato prevalecerão sobre as datas das partidas dos campeonatos ou Jogos amistosos locais, sempre que estas coincidirem.

Art. 11 – Ficará a critério da LCDT, expedir a qualquer tempo instruções complementares que se fizerem necessárias à boa execução deste regulamento.

Art. 12 – O Campeonato Integração Municipal de 2011 haverá primeira e segunda divisão.

A primeira divisão de 2011 será composta das 10 (dez) melhores colocadas no ano de 2010, mais a campeã e vice do campeonato de acesso 2ª divisão 2010.

A segunda divisão será realizada a cada ano e seus participantes terão que obedecer as regras e normas da entidade.

CAPÍTULO III – DA INSCRIÇÃO DOS ATLETAS

Art. 13 – Poderão participar do campeonato os atletas que forem previamente inscritos pôr sua equipe até 48 (quarenta e oito) horas da realização da ultima partida da fase classificatória (até a ultima partida da fase de classificação do segundo turno).

Parágrafo 1º – Somente poderá ser inscritos atletas da categoria amadora,

Parágrafo 2º – Inscrições de atletas oriundos de reversão de categoria de profissionais somente serão permitidas após autorização da LCDT.

Parágrafo 3º – Os atletas que fizerem reversão de categoria e forem inscritos para disputa do campeonato ficarão isento de estágio.

Parágrafo 4º – Os atletas inscritos na 2ª Divisão de 2011, só poderão ser inscritos na primeira divisão após o termino do campeonato.

Art. 14 – O pedido de inscrição será acompanhado duas fotos e ficha de inscrição devidamente preenchida.

Art. 15 – Será aceita a inscrição do atleta em apenas uma equipe.

Parágrafo Único – O atleta que estiver inscrito em mais de uma equipe estará automaticamente eliminado da competição.

CAPÍTULO IV – DA ARBITRAGEM

Art. 16 – A indicação dos árbitros e seus assistentes serão feitas exclusivamente pela LCDT ou através de sua determinação.

Art. 17 – Não serão designados para árbitro ou assistentes, àqueles que, pôr quaisquer motivos, tenham se afastado do exercício da função do quadro da F.B.F., ou da LCDT.

Parágrafo Único – Se pôr qualquer circunstância, a comunicação a que se refere esse artigo não chegar ao árbitro e seus assistentes, até meia hora antes da realização da partida, caberá ao delegado da LCDT na partida ou árbitro reserva depois de cientificadas as equipes interessadas, a iniciativa da designação do árbitro e assistentes substitutos, os quais serão escolhidos obrigatoriamente entre os pertencentes ao quadro de árbitro da LCDT.

Art. 18 – Em todo o campeonato, o árbitro central, os assistentes e o árbitro reserva, serão designados pela LCDT, ou através de sua determinação de acordo o Artigo 16º deste Regulamento.

CAPÍTULO V – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 19 – A equipe que incluir atletas sem condições legais de jogo alem de ser enquadrado no artigo 214 do CBJD poderá ficar suspensa da competição bem como de quaisquer outros eventos da referida entidade, conforme parecer da comissão disciplinar da LCDT.

Parágrafo 1º – É de inteira responsabilidade das equipes o controle de cartões (AMARELO E VERMELHO).

Parágrafo 1º – É de inteira responsabilidade das equipes a inscrição dos atletas que necessite de transferência interestadual ou reversão de categoria.

Art. 20 – Cada equipe poderá substituir até (05) atletas durante o jogo.

Art. 21 – Havendo coincidência de uniformes atestada pelo arbitro a equipe que tiver o mando de campo trocará o uniforme num prazo máximo de quinze minutos, sendo também enquadrado no Art. 27 Parágrafo 1º e o não cumprimento deste acarretará à aplicação da lei e será considerada perdedora por W X O.

Art. 22 – O não comparecimento de uma equipe no local e horário previsto para competição implicará a mesma numa suspensão pôr um ano, sendo automaticamente rebaixada de categoria, ainda enquadrada pela comissão disciplinar da LCDT e as Normas da CBJD.

Art. 23 – Até a fase de classificação da competição (1º e 2º Turno) as equipes poderão inscrever atletas.

Art. 24 – A Punição pôr Cartões:

a)03 cartões amarelo suspensão automática de uma partida

b)01 Cartão vermelho suspensão automática mais julgamento conforme súmula do arbitro ou relatório do delegado do jogo.

c)Os atletas que estiverem com até (02) dois cartões amarelo ao final do 1º Turno serão zerados.

d)Os atletas que estiverem com até (02) dois cartões amarelo ao final da 2º Turno serão zerados.
e).

Art. 25 – O atleta só poderá atuar com a carteira de identificação do evento, devidamente padronizada e emitida pela LCDT, carteira de identidade original e Carteira de Motorista.

Art. 26 – As equipes poderão regularizar seus atletas para atuarem até às 18h00min horas da quinta feira anterior a sua partida em horário comercial na sede da LCDT.

Parágrafo Único – Caso a equipe não esteja com seu atleta devidamente credenciado a participar da partida pôr falta de qualquer item das obrigações, para inscrição do mesmo, não será dada à condição de jogo fora do prazo acima referido.

Art. 27 – Os Confrontos e horários serão definidos conforme tabela em anexo ou determinação da Diretoria da LCDT.

Parágrafo 1º – As equipes que não cumprir os horários previstos para inicio de seus jogos conforme oficializados pela Liga, será penalizada com uma multa de R$ 5,00 (Cinco Reais) pôr minuto de atraso, que deverá ser pagos ate 72 (setenta e duas) horas antes de sua próxima partida, sendo revertidos à equipe que cumprir os horários previstos receberá todo numerário arrecadado nesta partida.

Parágrafo 2º – Caso as duas equipes não cumpra este item do regulamento as multas serão revertidas a Liga.

Parágrafo 3º – Em caso de reincidência do não cumprimento do art. 27 parágrafo 1º, as multas serão computadas em dobro. Persistindo o ato, as equipes que se sentirem prejudicadas poderão entrar com representação perante LCDT.

Parágrafo 4º – Esta tabela poderá sofrer alteração se necessário pôr motivo de força maior (caso fortuito) ou se necessário na ultima rodada de classificação onde as equipes dependam de resultados para classificação ou dessenso, as mesmas poderão ser realizadas no mesmo horário e reprogramadas para outro estádio com critério do sorteio.

Art. 28 – Poderão ficar no banco de reservas:

1.11- atletas
2.01-treinador
3.01-preparador físico
4.01-massagista da equipe

Parágrafo 1º – Só será permitido relacionar atletas em sumulas até o final do 1º tempo de cada partida.

Parágrafo 2º – O atleta para ser relacionado terá que estar presente em campo com sua carteira de identificação do evento ou Cédula de Identidade original e Carteira de Motorista.

Art. 29 – A equipe que se retirar do campo de jogo antes do tempo regulamentar será automaticamente eliminada do campeonato e sofrerá as devidas punições.

Art. 30 – As duas últimas equipes colocadas ao final (fase de classificação 1º e 2º Turno) as equipes classificadas em 11ª e 12ª serão rebaixadas a 2ª Divisão e disputaram o acesso de 2012.

Art. 31 – À Entidade vencedora da competição será atribuído o título de Campeã do Campeonato Amador de 2011 e a segunda colocada, o título de Vice-Campeã, recebendo as premiações representativas do campeonato ao término da competição.

CAMPEÃO
VICE-CAMPEÃO
01 Troféu
01Troféu
25 medalhas
25 medalhas
R$ 6.000,00
R$ 3.000,00

Art. 32 – Este regulamento não poderá ser alterado quanto a sua forma de disputa, a qual foi aprovada pela diretoria da LCDT, inclusive nas matérias a ela afeta, no que se refere aos assuntos de sua competência.

Art. 33 – As entidades participantes do Campeonato reconhecem a COMISSÃO DISCIPLINAR DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA DO FUTEBOL DA BAHIA, 1ª INSTÂNCIA para resolver questões que surjam relacionadas os dispositivos de natureza regulamentar e disciplinares, inclusive dando pareceres quando consultado pela presidência da LCDT.

PARÁGRAFO ÚNICO: A Entidade que recorrer a Justiça Comum sem observância dos dispositivos legais, estará sujeita as penas do Art. 231 do NCBJD.

Compete exclusivamente a Diretoria da Liga, resolver os casos omissos e interpretar os dispositivos contidos neste regulamento, expedindo instruções e atos que se fizerem necessários.

_____________________________
Pedro Emílio da Silva Passos
Presidente

________________________________
HUMAITÁ

________________________________
SANTOS

________________________________
KADIJA

________________________________
GREMIO

________________________________
MARÚ

________________________________
CRUZEIRO

________________________________
SIMONASSI

________________________________
COMERCIAL

________________________________
VILA DACONQUISTA

________________________________
BANGU

________________________________
BEIRA MAR

________________________________
IRIS SPORT