ANÁLISE TÁTICA DO JOGO SERRANO 1 X 2 VITÓRIA DA CONQUISTA
Por Dernival Alves
derni@bol.com.br
O time do SERRANO entrou em campo no esquema tático 4x2x3x1 (com dois volantes de contenção, três meias e um atacante de área) contra o esquema tático 4x4x2 do time do VITÓRIA DA CONQUISTA. Porém, a derrota do time do SERRANO não pode ser justificada pela escolha errada de um sistema tático. Sobretudo, pode ser explicada em parte pela boa atuação do segundo volante Lídio pelo time do VITÓRIA DA CONQUISTA, que soube se mover muito bem dentro de campo sem uma marcação especial (principalmente pelo meio e lado direito do campo); prova disso, foram as poucas bolas roubadas pelo time do SERRANO, que fez mais faltas do que desarmes, totalizando apenas 12 intervenções neste item. Entretanto, o time do SERRANO em termos de números teve mais
Logo no começo da partida, após uma boa assistência de Clayton, o atacante Ciel perdeu a primeira chance de gol ao ficar sozinho com o goleiro do VITÓRIA DA CONQUISTA. Em seguida, numa outra boa oportunidade de Ciel, o juiz da partida assinalou correto o impedimento. Em resposta, o atacante Cacá do VITÓRIA DA CONQUISTA entrou driblando pela direita e chutou com perigo. E, aos vinte e um minutos do primeiro tempo, após falha dos zagueiros do SERRANO, o atacante Cacá fez o primeiro gol da partida. Como resposta, o time do SERRANO partiu pra cima do time do VITÓRIA DA CONQUISTA com bastante determinação. O volante Renilton perdeu uma chance ótima de gol depois de chutar fraco e sem perigo. Minutos depois, após uma cobrança de falta eficiente, Clayton quase marca se não fosse a presteza do goleiro do VITÓRIA DA CONQUISTA que colocou a bola para o escanteio. E, com bastante perigo mais ainda, após bola cruzada do lateral direito Paulinho pelo SERRANO, o atacante Ciel quase empata a partida após chutar na trave. Finalmente, aos trinta e dois minutos do primeiro tempo, o meia Braw pelo time do SERRANO empata a partida, após um chute forte de Renilton, que o goleiro do VITÓRIA DA CONQUISTA defendeu e, na sobra, dentro da grande área, Braw acertou um chute forte no ângulo. Em seguida, após uma boa assistência de Ciel, o meia Clayton pelo time do SERRANO saiu na cara do gol mas chutou forte pra fora, quase rente a trave esquerda. Na seqüência, após um bom contra-ataque em que o lateral direito Zé Leandro entrou driblando na diagonal, o atacante Pantera pelo time do VITÓRIA DA CONQUISTA também perdeu um gol incrível.
No segundo tempo, o padrão de jogo dos dois times caíram muito; por um lado, o time do SERRANO ainda encontrava dificuldade na marcação pelo meio do campo; por outro, o time do VITÓRIA DA CONQUISTA parecia ainda sem se acertar dentro de campo. Neste ínterim, após uma nova falha na zaga do time do SERRANO, o atacante Pantera deu um chapéu e quase desempata a partida. Em seguida, após uma boa tabela dentro da área, fora a vez do meia Clayton também quase marcar o gol da virada. Porém, aos vinte minutos, ao ter uma nova oportunidade, o atacante Pantera fez o segundo gol do VITÓRIA DA CONQUISTA depois de uma bola chutada (na verdade, cruzada) do lateral esquerdo Daniel. Minutos depois, após um choque dos jogadores do SERRANO com o goleiro do VITÓRIA DA CONQUISTA houve um princípio de confusão. Por isso, acabaram sendo expulsos na seqüência Renilton pelo Serrano e Edmar e Emílio pelo time do VITÓRIA DA CONQUISTA; nos minutos finais também seria expulso o volante Joelson pelo time do SERRANO. A equipe do SERRANO fez ainda dois bons chutes em direção ao gol adversário pelo meia Rubens e pelo lateral esquerdo Willian, que foram defendidos pelo goleiro do VITÓRIA DA CONQUISTA.