Globo Esportes

A Conmebol divulgou na última terça-feira, em seu site oficial, a tabela de jogos de todos os grupos da Libertadores de 2012. Nesta quarta, entretanto, a entidade alterou alguns jogos da tabela, sem publicar qualquer explicação para as mudanças. Dentre os brasileiros, o maior afetado direto foi o Vasco: o clube, que a princípio estrearia contra o Nacional, em Montevidéu, agora vai encarar o time uruguaio no Rio em seu primeiro duelo na Libertadores.

O Cruz-Maltino, por sinal, terá um caminho ingrato no Grupo 5, uma vez que fará também o seu segundo jogo na competição dentro de seus domínios (Peru 2). Por outro lado, as duas últimas rodadas do Vasco serão longe da torcida.

Outro grupo que teve a ordem dos jogos alterada foi o 2, que pode receber o Flamengo, caso este avance após encarar o Real Potosí, da Bolívia, na fase preliminar da competição. Segundo a tabela publicada na terça, o Rubro-Negro, caso se classificasse, estrearia diante do representante 3 da Argentina, fora de casa. Agora, após a alteração, o Fla teria de fazer seu primeiro jogo no Rio de Janeiro, contra o representante 2 do Equador, e o último contra o mesmo rival, fora de casa.

As alterações feitas pela Conmebol corrigiram uma série de erros no Grupo 6, que tem o Corinthians. Havia partidas repetidas na tabela que, agora, não aparecem mais. O Timão segue fazendo a estreia fora de casa, contra o “Paraguai 2”.

Há pelo menos mais um erro claro na tabela que exibe o site da Conmebol. Na quinta rodada do Grupo 1, que tem o Santos e pode ter ainda o Internacional, caso este avance na fase preliminar, a equipe “Bolívia 2” joga duas vezes, contra Santos e Peru 1. Pela lógica, o correto seria “Ganhador 5” (que pode ser o Internacional) x Santos e Peru 1 x Bolívia 2. Da forma que está, o Peixe faz quatro jogos em casa e apenas dois fora.