Ibahia

Ser favorito não significa ter sucesso. Botafogo e Jacuipense (foto) entraram nas semifinais da 2ª Divisão do Campeonato Baiano em desvantagem, mas, dentro de campo, conseguiram as duas vagas na elite do futebol estadual em 2013.

O Mais Simpático, fundado em 1914 e quarto maior vencedor da história do Baianão, com sete títulos – o último deles em 1938, desbancou o favorito Colo Colo, que terminou invicto a primeira fase da competição. Venceu por 2×1 em Pituaçu e empatou por 1×1 no Mário Pessoa, em Ilhéus. Apesar de ter jogado quase todo o certame com mando na cidade de Terra Nova, por conta de uma parceria com a prefeitura, vai decidir o título da Segundinha, em Salvador, no dia 22, às 16h, no jogo decisivo das finais.

Em Riachão do Jacuípe, a 186 quilômetros da Salvador, teve até trio-elétrico para fazer a festa dos jogadores, comissão técnica e milhares de pessoas na comemoração do acesso. A Jacuipense empatou em 2×2 em casa contra o Ypiranga, mas reverteu a vantagem do adversário em Pituaçu, goleando o Mais Querido por 4×1. A última participação do Leão do Sisal na 1ª Divisão aconteceu em 1996. “Quero levantar o troféu de campeão”, declarou o vice-presidnte do clube, Juscelino Carneiro. O primeiro jogo da final será domingo, 15h, no estádio Eliel Martins, em Riachão do Jacuípe.