FBF conclui 2ª etapa da Pré-temporada para Árbitros
FBF
A cinco dias do início do Baianão 2013, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) deu mais um importante passo para que a competição seja um sucesso. A entidade concluiu, nesta terça-feira (15), a segunda etapa da IX Pré-temporada para Árbitros de Futebol da Bahia.
A segunda turma do curso, composta por 75 árbitros centrais e assistentes, foi submetida a testes e atividades no SESI Simões Filho, visando o Estadual e as demais competições da temporada 2013. Tudo para que a arbitragem local atinja a concentração, controle emocional, pleno domínio das regras do jogo, condicionamento físico, bom posicionamento em campo, firmeza nas decisões e, acima de tudo, imparcialidade e entusiasmo exigidos na profissão.
A maratona de atividades foi iniciada às 7h30, com um café da manhã tropical. Em seguida, os participantes foram submetidos a uma Massagem Preparatória com o massoterapeuta Berivaldo Hermenegildo.
Às 8h, foi a vez das avaliações físicas, comandadas pelo presidente da Federação Bahiana de Atletismo, Og Robson Menezes. Após os testes, os profissionais do apito gozaram de um período de descanso seguido de almoço.
O retorno ao batente foi às 14h. No campo do SESI, os instrutores Arilson Bispo da Anunciação, Belmiro da Silva, Kleber Moradillo e Wilson Paim ministraram um trabalho de Posicionamento Movimentação. Em seguida, os árbitros passaram por ensinamentos de posicionamento com tomadas de decisão.
Na última atividade, os 75 alunos/árbitros continuaram sob comando dos quatro mestres. Desta vez, um trabalho em equipe encerrou a programação.
Segundo o instrutor FIFA e membro da Ceaf-BA, Belmiro da Silva, tudo foi feito para que a arbitragem baiana se desenvolva cada vez mais. “Pretendo com essas atividades e testes físicos alavancar o quadro de arbitragem local. Porém, todos necessitam de comprometimento com o trabalho e disciplina. Esse teste é uma aproximação de critérios em busca da projeção nacional e espero que todos tenham êxito”, disse.
Já o árbitro do quadro nacional e presidente do Sindicato dos Árbitros de Futebol da Bahia (Sinbaf), Arilson Bispo da Anunciação, viu com bons olhos a segunda turma da IX Pré-Temporada. “Nesta 2ª turma, há um pouco de inexperiência, porém todos tem potencial para chegar à elite estadual. A expectativa de todo árbitro é conseguir chegar ao topo e com eles não seria diferente, pois estão buscando espaço e tentando se firmar nas competições estaduais”, destacou para então concluir com uma palavra de incentivo aos participantes. “Todos os árbitros começam nessa categoria e mais tarde conseguem entrar no quadro da CBF e FIFA”.