Globo Esportes

a1761f54908

Três pontos, a liderança do Grupo 5 da Taça Libertadores da América e uma marca histórica: são esses os fatores que motivam o Corinthians para a partida contra o Tijuana, do México, nesta quarta-feira, às 22h (horário de Brasília), no estádio Caliente. A aproximadamente 10 mil quilômetros de casa, o Timão pode igualar a maior série de invencibilidade da história da competição continental: 17 jogos consecutivos sem perder, contabilizando os duelos disputados nas duas últimas edições do torneio.

Atualmente, o recorde pertence exclusivamente ao Sporting Cristal. A equipe peruana construiu sua sequência na década de 60, em três participações – 1962, 1968 e 1969 – vencidas por Santos e Estudiantes de La Plata (duas vezes), respectivamente. Foram oito vitórias e novo empates. Campeão no ano passado, o Corinthians acumula nove vitórias e sete empates entre 2012 e 2013. Estatísticas que o técnico Tite sequer sabia até o triunfo sobre o Millonarios, na semana passada, mas que se tornaram fatores de motivação para o elenco.

A trajetória alvinegra começou exatamente como na última temporada: empate por 1 a 1 fora de casa, na primeira partida, e vitória por 2 a 0 em seus domínios. Coincidentemente, o terceiro adversário em 2013 também será um mexicano: no ano passado, o Timão pegou o Cruz Azul, com quem empatou sem gols. A projeção de Tite é repetir o desempenho contra o Tijuana: arrancar pelo menos um ponto no “caldeirão” adversário e vencer no Pacaembu, uma semana depois.