Globo Esportes

mont_leite_pato

Depois da festa, a melancolia de uma despedida longe de casa. Homenageado por torcedores, jogadores e diretores do Corinthians nas últimas semanas, o técnico Tite faz seu último jogo pelo clube neste sábado, às 19h30 (horário de Brasília), contra o rebaixado Náutico, na Arena Pernambuco. Com dois times sem objetivos no Campeonato Brasileiro em campo, o comandante alvinegro se torna, de longe, a maior atração do duelo.

Além de Tite, outra despedida corintiana é a de Alessandro, que anunciou sua aposentadoria após o fim da temporada. Os dois foram homenageados no Pacaembu, sábado passado, no empate sem gols com o Internacional. E querem se despedir de forma digna, evitando novo tropeço e um possível recorde de empates nos pontos corridos – o Timão tem 17 igualdades em 37 jogos.

Com 50 pontos na tabela, o Corinthians fecha um Brasileirão decepcionante, bem abaixo das expectativas traçadas no início do ano. Sem vaga na Taça Libertadores, o clube se planeja para um 2014 de transição, com Mano Menezes no comando e uma profunda renovação no elenco.

Entre os alvirrubros, ninguém esconde que um empate com o Timão será um grande negócio. Dessa forma, o Timbu iria aos 18 pontos na tabela de classificação e deixaria a marca de pior campanha da era de pontos corridos para o América-RN. Em 2007, o time potiguar terminou o torneio com 17 pontos. Outro recorde negativo a ser evitado é o de gols sofridos. O Náutico já levou 79, um a menos que o time potiguar no torneio de sete anos atrás.