Globo Esportes

ronaldinhogaucho_treinoatleticomg_efe_95

O dito popular serve a Ronaldinho Gaúcho em Marrakesh como poucas vezes se viu no futebol. Rei, mesmo, ele foi em 2004 e 2005, eleito duas vezes o melhor jogador do mundo. Mas sua majestade se manifesta a cada sorriso que sai da boca de um marroquino ao perguntar sobre sua presença na cidade ou a cada frase de reverência que sai da boca de um companheiro de Atlético-MG. É na terra do rei Mohammed VI que o rei Ronaldinho 10 comandará seus súditos na mais nobre batalha da história do Galo: tentar conquistar o mundo. Nesta quarta-feira, às 17h30m (de Brasília), o primeiro passo, contra o Raja Casablanca, time local, fortalecido por milhares de torcedores que se transformaram num perigo maior até do que os soldados dentro de campo.

Marrakesh está cercada de alusões a Mohammed VI. O estádio que será palco do Mundial tem a foto do rei entre os cartazes com os símbolos das equipes participantes. Há imagens por todos os lados e uma das avenidas mais suntuosas da cidade leva seu nome. Mas é de Ronaldinho que o povo quer saber desde a chegada da delegação atleticana à cidade. E parece saber da existência do campeonato muito por conta de o craque estar no país.

O reinado de Mohammed não é dos mais tranquilos. O monarca tem uma fortuna estipulada em R$ 5 bilhões e o país em suas mãos. Livros e reportagens recentes denunciam que ele enriquece à medida que a população se afunda na miséria. Ele também já mandou para a cadeia jornalistas que o acusaram.

Ronaldinho é diferente. Seu reinado no Galo foi imposto por sua história e pelo carisma que todos juram ser impressionante. Mesmo depois de anos em que seu futebol esteve adormecido, o meia, que virou R10, tal qual o rei marroquino é chamado de M6, colecionou súditos que o reverenciam, literalmente, nos jogos do Independência.

No adversário do Galo, talvez a torcida seja mais forte que o time. Uma massa apaixonada vai empurrar o Raja Casablanca no jogo desta quarta. Torcedores e jogadores estão mergulhados em euforia depois das duas vitórias na largada do Mundial. Agora, a missão é chegar à grande final. Seria o maior feito da história do clube.