Globo Esportes

xIMAGEM_BAHIA_5.jpg.pagespeed.ic.ga4qiI-H0_

Quando a bola rolar na Arena Fonte Nova, nesta quarta-feira, às 21h15m (horário local), Bahia e Santa Cruz vão colocar em campo uma das maiores rivalidades da região Nordeste. Dois clubes de massa, com torcidas apaixonadas, que vivem a expectativa de um grande 2014. Na Copa do Nordeste, pelo menos, o Santinha largou na frente. Após triunfar na estreia, os pernambucanos chegam a Salvador em busca da liderança do Grupo B. O Tricolor baiano, por sua vez, tenta a reabilitação no torneio diante do seu torcedor, após vexame fora de casa.

O tempo é curto, falta entrosamento, jogadores e comissão técnica reclamam da falta de ritmo de jogo, mas, apesar de tudo, todos no Bahia sabem: diante da torcida, o time precisa mostrar poder de reação. Depois de ser goleado pelo CSA-AL por 4 a 1, o time segura a lanterna do Grupo B. Para reverter esse quadro e não se distanciar da ponta da tabela, o Tricolor precisa fazer a lição de casa e vencer o Santa Cruz. E, para isso, é válido usar todas as armas, inclusive realizar o único treino antes do jogo na Arena Fonte Nova, para que os jogadores se adaptem antecipadamente ao palco do confronto. Foi o que o técnico Marquinhos Santos fez. O gramado baixo da Arena, que facilita um estilo de jogo mais veloz, agradou aos jogadores tricolores.

Apesar de ter vencido o Vitória da Conquista na rodada de estreia da Copa do Nordeste, o Santa Cruz terá seu primeiro grande desafio de 2014 contra o Bahia. Depois de manter a base do ano passado e realizar algumas contratações pontuais, o duelo contra uma equipe que está na Série A do Campeonato Brasileiro servirá de parâmetro para o técnico Vica decidir se deve haver novas mudanças no elenco coral para o restante do campeonato.

Teoricamente, a vitória na estreia somada à derrota do Bahia colocariam o Santa Cruz como favorito para o jogo desta quarta-feira. A teoria, no entanto, não é aceita pelos jogadores do tricolor pernambucano, que esperam muito mais dificuldades na Arena Fonte Nova justamente por conta do tropeço dos baianos diante do CSA-AL na primeira rodada.

O embate entre Bahia e Santa Cruz terá como árbitro o paraibano Renan Roberto de Souza. Ele será auxiliado por Kildenn Tadeu Morais de Lucena e Luis Filipe Gonçalves Correa, ambos da Paraíba.