Esporte Total

44

O Campeonato baiano de 2015 será muito mais motivado e mais qualificado do que em anos anteriores. Os motivos são vários, a começar pelas presenças de Bahia e Vitória, já na primeira fase, fato que não ocorreu nos dois anos anteriores. A fórmula de disputa e a organização dos clubes constituem-se, também, em aspectos positivos para o evento estadual, ficando a decepção para a falta de estrutura dos estádios do interior do estado.

Sobre a dupla BA-VI, pode-se perceber, diferente de anos anteriores, que os dois principais clubes do estado já estão montando suas equipes visando as competições nacionais e regionais a exemplo da Copa do Brasil e do Campeonato do Nordeste, com isso, suas principais contratações já participam do certame estadual, fazendo com que o torcedor compareça aos estádios a fim de prestigiar seu time.

As equipes intermediárias fizeram mais investimento do que se verificou o ano passado, é o caso do Vitória da Conquista que manteve seus principais valores e trouxe outros atletas, com destaque para o goleiro colombiano Viafara. O primeiro jogo da equipe conquistense será domingo (01/02/2015) contra o Bahia no estádio Lomanto Junior. O Serrano que também participará do Campeonato do Nordeste contratou o competente treinador Ricardo Silva, seu primeiro confronto no estadual será sábado (31/01/2015) contra a Catuense em Pituaçu e a estréia no Campeonato do Nordeste será quarta feira que vem em Vitória da conquista contra o América de Natal.

A Catuense mantém sua equipe aproveitando a garotada da base, mas espera uma boa participação na competição, confiando no entrosamento do time que tem um elenco que atua junto desde outras temporadas. O Esporte Jacuipense, apesar de perder algumas peças, manteve a base do elenco do ano passado, tem um time disciplinado taticamente e bastante perigoso, é um dos favoritos para conquistar uma das oito vagas nas quartas de final da competição.

O Feirense se movimentou pouco e terá grandes dificuldades na competição, com poucos recursos o clube não fez grandes contratações, sua estréia será contra o Colo – Colo de Ilhéus em Feira de Santana. Aliás, o representante do sul do estado está de volta à primeira divisão, depois de amargar um bom período na segundona. Outro que retorna á elite do futebol baiano é o Jacobina que vem sob o comande técnico de Andrade, campeão várias vezes pelo Flamengo como atleta e que teve o mérito de ser o treinador do time carioca na ultima conquista rubro-negra do campeonato brasileiro. O Jacobina fará seu primeiro jogo contra o Galícia em Feira de Santana, uma vez que o estádio José Rocha ainda não foi liberado para abrigar jogos do Campeonato Baiano.

Por fim, a Sociedade Desportiva Juazeirense. O representante do Norte baiano continuará sob o comando técnico de Quintino Barbosa e do preparador físico Railson Sobral e contará com reforços significativos, pelo menos precedidos de fama: Sassá que foi duas vezes artilheiro do Campeonato Baiano e que esteve recentemente em Portugal fará dupla de ataque com Carlos Alberto, tendo como articulador de jogada o meia atacante Jean Carlos que, inclusive, foi convocado algumas vezes para a seleção brasileira sub – 20 e que veio do futebol catarinense.

O campeonato baiano é composto por dois grupos: 1- Bahia, Bahia de Feira, Colo-Colo, Galícia, Juazeirense e Serrano. 2- Catuense, Feirense, Jacobina, Jacuipense, Vitória e Vitória da Conquista. Os confrontos serão entre os times de um grupo contra do outro em jogos de ida. Os 4 últimos colocados disputarão a repescagem, sendo que dois serão rebaixados da competição. Os 8 primeiros colocados, independentemente de grupo serão classificados para as quartas de final.